Qual a parte do corpo que não dói?

Perguntado por: rmoura . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

O cérebro mesmo é tão insensível aos estímulos dolorosos que nem é preciso aplicar anestesia no tecido cerebral durante uma operação, permitindo que muitos pacientes fiquem acordados durante todo o procedimento.

cérebro

Principal órgão do corpo humano, o cérebro é responsável por gerar todos os comportamentos do indivíduo — Hospital Português da Bahia.

Dizer que o coração não dói é um mito que erradamente é repetido. O coração dói e qualquer queixa de dor súbita pode ser um sinal de enfarte do miocárdio. O enfarte agudo do miocárdio (vulgarmente conhecido como "ataque cardíaco") é uma verdadeira emergência médica.

No entanto, o órgão em si não tem terminações nervosas. A dor de cabeça que sentimos não é no cérebro, mas nas estruturas ao seu redor, explica Janet Bultitude, professora de psicologia cognitiva e experimental na Universidade de Bath, em um artigo para a revista científica The Conversation.

Considerada como a pior dor do mundo, a Neuralgia do nervo trigêmeo pode ser confundida como dor de dente, enxaqueca e até a distúrbios psiquiátricos. Mas a verdade é que o atraso da dor só leva a mais sofrimento pelo paciente. Dr.

Confira a lista completa das piores dores do mundo segundo a NHS:Hérnia de disco. Ataque cardíaco. Herpes zoster. Câncer.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez...

Sendo assim, mesmo que esteja o coração a bater, o sangue a circular, estará o cidadão morto, uma vez tenha cessado a atividade cerebral ou encefálica. Então, a morte cerebral é a morte verdadeira, por conseguinte o cérebro é o último órgão a parar de ...

O cérebro usa até 25% do oxigênio do nosso corpo. Por isso, ele é o primeiro órgão a morrer quando paramos de respirar.

Os cinco órgãos mais pesados do corpo humano são os intestinos, com o grosso quantificando 1,8 kg, e o delgado, 1,5 kg; seguidos pelos pulmões, com pouco mais de 1 kg cada um; depois, pelo fígado, com, em média, 1,5 kg; o cérebro, também com cerca de 1,5 kg, e o coração, que geralmente pesa aproximadamente 300 gramas.

Dor na região torácica: dor no peito irradiando para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo. Falta de ar: a sensação de aperto no peito pode interferir nos pulmões e provocar dificuldade para respirar.

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Isso geralmente é causado pelo acúmulo de placas grossas nas paredes internas das artérias que transportam sangue para o coração. Essas placas estreitam as artérias e restringem o suprimento de sangue ao coração, principalmente durante o esforço.

Ademais, a dor é percebida no cérebro em grande parte pelas mesmas áreas que processam as emoções, ou seja, as mesmas áreas que nos fazem sentir tristeza, medo e sensação de ameaça. Ela está intimamente ligada à depressão, sendo causa e consequência da mesma.

No tálamo, as informações sobre a dor são projetadas por várias áreas do córtex cerebral e regiões subcortical. Córtex temporal esquerdo, córtex pré-frontal e Sistema Límbico contribuem para interpretar os impulsos na forma da sensação de dor e a modular o comportamento.

Se o indivíduo sente o cérebro, é porque há nele alguma coisa que não é normal. Quando há dor de cabeça, verifica-se excitação dos filetes nervosos da dura-máter. No caso vertente, porém, não há propriamente dor e sim uma sensação anômala, uma aflição.

Série de reportagens do Paraná TV abordou a neuralgia do trigêmeo, as pedras nos rins e a enxaqueca.

Como é a dor do parto normal? Embora seja difícil descrever, já que há mulheres mais resistentes do que outras, a dor do parto pode ser comparada à dor de cólica menstrual multiplicada por cem.

Na mulher, uma pancada na vulva dói menos porque suas glândulas – os ovários – são internas, ficam na barriga. “Apesar disso, traumatismos na vulva podem ser graves , como qualquer outro ferimento”, diz o ginecologista.

Segundo pesquisas, o corpo humano consegue aguentar aproximadamente 47 dels. Partindo disso, para se ter um meio de comparação, estabeleceu-se que o parto causa 57 dels de dor, o equivalente a sentir 20 ossos sendo quebrados de uma só vez.