Qual a parte do corpo que envelhece mais?

Perguntado por: emoraes9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

São muitos os fatores que fazem com que nossa pele tenha um aspecto murcho com o passar do tempo: exposição ao sol, predisposição genética, consumo de álcool e tabaco, poluição e também a alimentação.

Segundo a médica Placer, o principal motivo do envelhecimento em nossos rostos é a perda de gordura facial. No rosto, há muitos compartimentos de gordura, situados em distintas camadas, umas mais superficiais que as outras.

“O principal fator causal é a exposição solar ultravioleta do sol, mas também pode ser por lâmpadas e câmaras de bronzeamento. Ou pode ser por doenças genéticas que sensibilizam muito a pele a qualquer tipo de luz.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula.

Radicais livres: são uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo etc.

Envelhecer não é uma alternativa, mas chegar à terceira idade em melhores condições de saúde pode ser uma escolha. O que fazer, então, para que isso seja possível? Evitar hábitos nocivos é uma decisão fundamental: tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, sono de má qualidade e alimentação não balanceada são os principais.

Pode ser genética, procedimentos estéticos, muitas pílulas de colágeno, ou até magia, fato é que tem uma leva de artistas que não mudam com o passar dos anos. Um dos exemplos mais famosos do Brasil é a atriz Bruna Lombardi. Aos 69 anos, a atriz ainda mantém o rosto bem jovial e aparenta ter bem menos idade.

Os homens têm músculos mais fortes e são mais propensos a desenvolver rugas dinâmicas”. Há outros fatores que influenciam, por exemplo, a genética, questões ambientais, cuidados com a pele e excesso de exposição solar.

Pele clara só envelhece mais rápido se não houver proteção solar diária. A questão do envelhecimento precoce ou tardio da pele se resume à melanina. Ela é a proteína que dá pigmento à pele, ou seja, aparece em maior quantidade nas peles morenas e negras.

Manter uma rotina de limpeza e hidratação diária também é fundamental e uma dica de ouro de como deixar o rosto mais jovem. Maquiagem, poluição e outros fatores externos, como a incidência de luz solar, são atributos que interferem na saúde e na textura da pele.

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta. A vitamina C trabalha junto da vitamina E na proteção contra o dano oxidativo [2].

Produtos como bases e corretivos são eficazes para proporcionar uma aparência mais jovem ao rosto da mulher. Porém, ao final do dia é fundamental tirar toda a maquiagem. “Uma boa sugestão é usar diariamente os 'BB Creams', que são bases com hidratante, protetor e antioxidantes”, diz a dermatologista.

Se você quer ou precisa parecer mais velha em uma situação específica ou no dia-a-dia, anote essas dicas:

  1. Escolha as cores certas. A cor é o elemento que mais chamam atenção num look e se você escolhe a cor certa, a sua imagem também muda. ...
  2. Use peças clássicas. ...
  3. Escolha os acessórios certos.

Dicas para obter um envelhecimento saudável. Seis cuidados são essenciais quando falamos de uma vida ativa e de qualidade na terceira idade: atividades físicas, boa alimentação, saúde mental em dia, sono de qualidade, acompanhamento médico e vacinas. Entenda abaixo como cuidar de cada uma dessas áreas.

O envelhecimento precoce é notado pela presença de rugas, flacidez e manchas em uma idade em que, normalmente, outras pessoas da mesma faixa etária não apresentam tais características na mesma intensidade.

A queda hormonal masculina é quase imperceptível e muito sutil. A pele do homem é mais grossa, devido a ação da testosterona no organismo, o que colabora para diminuição da percepção das rugas. Contudo, a partir dos 50 anos, os níveis de testosterona caem 1% ao ano, dando início à redução da espessura e flacidez.