Qual a parte do corpo que demora mais para perder gordura?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Além da região abdominal, braços e tórax são outras partes em que a este tipo de gordura se concentra. Por outro lado, partes do corpo como quadris, nádegas e coxas são foco de gordura não metabolicamente ativa, ou seja, são áreas em que o emagrecimento é mais difícil de ocorrer.

De maneira geral, a perda de gordura abdominal pode variar de acordo com a rotina de alimentação e exercícios físicos adotados. Mas em média, considerando uma dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas, é possível perder a barriga em cerca de 2 a 3 meses.

O contrário do que muitos pensam, a gordura visceral ( mais interna ), que deixa a barriga dura, é mais fácil de ser perdida ( segundo os endocrinologistas ) que a gordura localizada por exemplo em culotes e quadril .

Qual é a primeira parte do corpo que emagrece? Cada corpo reage de maneiras diferentes quando está no processo de emagrecimento, dependendo de diversos fatores. Porém, de modo geral, os homens têm tendência de emagrecer primeiro na barriga e no tronco, enquanto as mulheres perdem peso dos quadris.

O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento. Quando você come menos calorias do que queima, você perde primeiro a gordura visceral.

Alguns dos sinais que indicam que você está na verdade perdendo líquido ao invés de gordura corporal são: apesar do peso na balança ter mudado, suas roupas continuam apertadas; o seu corpo parece menos inchado; e seu peso varia de um dia para o outro.

A falta de mudança no tamanho da barriga pode estar ligada diretamente aos novos hábitos alimentares praticados de maneira errada. Um dos principais fatores para a resistência da gordura abdominal está na total eliminação de carboidratos da dieta e refeições com valores calóricos abaixo do recomendado.

Para se ter uma ideia, para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Com um déficit de 500kcal por dia, essa mudança demoraria uma semana.

Na primeira zona, entre 50 e 60% da FC máx, a queima de gordura é predominante.

A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas. Ao identificar qualquer uma dessas alterações, os médicos recomendam procurar ajuda profissional para exames específicos e diagnosticar a causa.

Conforme emagrecemos, nossa pele também perde colágeno. Isso acontece pois com o estiramento ocorre também o rompimento das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela firmeza e sustentação.

“Pessoas que precisam perder peso, por exemplo, e se adaptam a uma reeducação alimentar com exercícios físicos e dieta balanceada, após 10 ou 15 dias, já conseguem ver resultados positivos, como a diminuição do inchaço e do cansaço”.

“Contudo, no geral, a região abdominal é considerada a de maior risco para o acúmulo de gordura (a chamada gordura visceral, que deve ser evitada)”, explica a especialista. Isso porque uma maior circunferência abdominal está relacionada a doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.

O próximo local de eliminação de gordura é na região de membros inferiores (pernas e glúteo). E por último perdemos gordura na região do tronco (onde estão as células de gordura da barriga). Por isso, É IMPOSSÍVEL você perder gordura APENAS NA BARRIGA (a não ser que você faça uma cirurgia plástica).

Não. Definitivamente isso não vai acontecer. O processo de perda de gordura depende do emagrecimento e não tem como fazer o seu corpo queimar a gordura de uma região apenas.

Além do fator genético, o surgimento do lipedema também está associado a alguns hormônios sexuais e hormônios de crescimento. É por isso que muitas mulheres relatam que começaram a acumular gordura nas coxas após momentos específicos da sua vida, como a puberdade, a gravidez e a menopausa.

Enquanto a musculação aumenta o metabolismo, o cardio aumenta o gasto energético diário. Sendo assim, ambas são de grande importância no processo de emagrecimento”, explica o educador físico da Bio Ritmo, Andre Felipe Coelho.

Como foi observado, a água desempenha um papel importante no processo de emagrecimento, pois causa a sensação de saciedade, proporciona um melhor rendimento em exercícios físicos, regula o metabolismo, participa da queima de gordura e reduz a retenção de líquidos.