Qual a parte do corpo humano que tem mais terminações nervosas?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

A nossa pele é o maior órgão do corpo humano. Ela é repleta de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos.

Quanto à localização, as terminações nervosas são classificadas em: Exteroceptores: receptores na periferia (na derme); Proprioceptores: receptores na parte própria do corpo (ossos, músculos, articulações); Interoceptores: receptores na parte interna (vísceras e vasos).

Os pés, canelas e ombros estão entre as áreas mais sensíveis do corpo, embora tudo dependa do limiar de dor de cada pessoa. A professora britânica de ciências e biologia Natalie Wilsher tem uma tatuagem do físico Albert Einstein (1879-1955) no braço — além de outras nos pés, punhos e tornozelos.

Em todas as partes de nosso corpo existem nociceptores, mas em nosso cérebro não há nenhum. O nosso cérebro não é capaz de sentir dor.

As mãos são constituídas de centenas terminações nervosas a cada centímetro quadrado de pele. Estas terminações nervosas fazem das mãos e dos dedos pontos de alta estimulação pelo toque, pressão e temperatura.

Nos pés, há cerca de 72 mil terminações nervosas e mais de 160 pontos que mostram o que está acontecendo com o corpo humano. “Se você tem algum problema de saúde, seu cérebro o devolve na forma de sintoma. Quando é um problema no estômago, uma gastrite, por exemplo, vem em forma de dor.

Cérebro. É o principal órgão do sistema nervoso. Sua camada mais externa, chamada córtex cerebral, é responsável pelo pensamento, visão, audição, tato, paladar, fala, memória e controle dos movimentos voluntários do corpo.

Para se ter uma noção de toda a estrutura que sustenta e equilibra o corpo humano, os pés possuem 26 ossos, 20 músculos, 27 articulações, 114 ligamentos e 70 mil terminações nervosas. Só por esses números já dá para perceber a importância que eles têm para o nosso organismo, não é?

O estímulo doloroso inicia em receptores específicos denominados TERMINAÇÕES NERVOSAS LIVRES. Esses receptores estão localizados na pele e em outros tecidos mais profundos do nosso corpo.

As terminações nervosas sensitivas são caracterizadas pela sensibilidade a tipos variados de estímulo, gerando impulsos nervosos que atingem regiões específicas do cérebro para interpretação e reflexo do corpo. Já as motoras estabelecem contato com as fibras nervosas e órgãos como músculos e glândulas.

Falo para meus clientes, que a boca é o local mais sujo do nosso corpo, pois temos mais de 700 tipos de bactérias e milhões delas habitam a boca. Hábitos inadequados ou falta de higiene bucal, além de causarem cáries, mal hálito e periodontites, podem acarretar problemas de saúde geral.

O músculo mais forte do corpo humano é o da boca, chamado de "Masseter", responsável pela mastigação, a fala e os movimentos. Por sua vez, o músculo mais fraco são os das pálpebras, responsáveis pelo movimento dos olhos.

O esmalte dos dentes é a substância mais dura do corpo humano. O esmalte saudável é resistente a bactérias que causam a cárie.

Neuralgia do trigêmeo: a pior dor do mundo é chamada doença do suicídio. Uma dor de cabeça forte pode atrapalhar nossas atividades do dia a dia, mas imagine só sentir uma dor extremamente forte, considerada uma das piores do mundo, que dura alguns segundos e depois some, entretanto, volta repetidamente?

As 5 piores dores do mundo

  • Neuralgia do trigêmeo. A neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto. ...
  • Endometriose. ...
  • Fratura óssea. ...
  • Ciática. ...
  • Pedras nos rins.

O nervo mediano é o nervo que atravessa o túnel do carpo e se conecta com o polegar e com todos os dedos da mão, com exceção do dedo mindinho. Este nervo se origina com a coluna cervical e é encaminhado através do braço e antebraço.

Isso ocorre porque nessas regiões existe grande número de receptores sensoriais. Mesmo o menor estímulo é capaz de ativar alguns receptores. A ponta dos dedos e os lábios são regiões mais sensíveis da pele, por terem um elevado número de terminações nervosas (até 2000/cm2).

“O dedo em gatilho ocorre quando a bainha do tendão afetado fica inflamada, interferindo no movimento normal de deslizamento do tendão pela bainha”, explica Dra. Marina. A inflamação prolongada da bainha pode produzir cicatrizes, espessamento e a formação de nódulos no tendão que impedem ainda mais o movimento.

De modo geral, a região dos dedos dos pés corresponde à cabeça, mas é possível visualizar todos os órgãos olhando a planta dos pés, uma vez que todos os órgãos têm sua zona reflexa correspondente – seja na planta, no dorso ou na lateral do pé (veja mais no infográfico).

A fratura da falange proximal é a mais frequente, principalmente a do quinto dedo - o 'mindinho'.

O pé é uma parte do membro inferior que tem a função de ser base sólida e estável para o corpo, atuando como alavanca para a locomoção. O que faz com que ele apresente um comportamento único durante a deambulação, ao ser submetido a um ciclo sucessivo de carga e descarga (MORTON, 1937).