Qual a parte do boi que faz a carne de sol?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Se você pensa que a carne de sol tem esse nome porque é exposta aos raios solares, está enganado. Normalmente, é feita com os cortes traseiros do boi, que são salgados levemente e deixados para secar em um lugar coberto e bem arejado por cerca de duas ou três horas.

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, denominada também carne de vento e carne do sertão, é um método de conservar alimentos de origem animal salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado, peças de carne, em geral bovina.

Entretanto, se você procura por tradição, certamente vai encontrar no coxão mole a opção ideal para fazer carne de sol. “Ah, tenho apenas o coxão duro, serve?”. Sim, o coxão duro é uma alternativa mais barata, mas que dá certo. Só que é o coxão mole a carne mais tradicional, também conhecido por chã de dentro.

A carne de sol é ligeiramente salgada e, depois, colocada para secar e desidratar em local coberto e ventilado. O processo de secagem é rápido e o interior da carne fica úmido e macio. Já a carne-seca leva mais sal e é empilhada em locais secos para sua desidratação.

Uma variação da carne-de-sol, é geralmente preparada com coxão duro, coxão mole e braço bovino.

Alguns dos nomes são: CHARQUE: carne-seca; carne-do-sertão; xergão; tasajo, chalona, charqui, xarque, jabá. CARNE-DE-SOL: carne-de-sertão, carne serenada, carne-de-viagem, carne-de-paçoca, carne-mole, cacina ou carne acacinado.

A carne-seca tem um teor de umidade de aproximadamente 45% e até 15% de sal; a umidade da carne-de-sol atinge 70%, com 5% ou 6% de sal. A carne-de-sol, diferentemente do que o nome dá a entender, não é exposta aos raios solares.

charque

No Sul, esse tipo de preparo leva o nome de charque. “O processo é bem parecido com o da carne-de-sol, só que como a incidência solar é menor, a carne ainda vai para o fogão”, conta a chef Ana Luiza Trajano, do Instituto Brasil a Gosto.

Carne de sol do Piauí, considerada a “melhor do Brasil”, é destaque na revista Veja.

Já o charque é uma carne salgada, mas não tão industrial. Seu uso é parecido com o da carne-seca: você dessalga e usa em preparo de receitas. Já a carne de sol é feita por um processo artesanal e, apesar de ser salgada, ela não é tão desidratada como as outras e dá para comê-la grelhada, que o resultado é macio.

cidade de Campo Maior

A cidade de Campo Maior, distante 80 quilômetros de Teresina, é considerada pelos piauienses a capital da carne de sol.

carne bovina

Uso atual. O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.

A cidade de Picuí fica a 234 km distante de João Pessoa e tornou-se conhecida nacionalmente como a 'Capital Mundial da Carne de Sol'.

R$ 41,99 /Kg.

Comece por lavar muito bem a peça de carne em água corrente. Depois coloque a carne em uma vasilha com 2 litros de leite e deixe repousar por 2-3 horas. O leite ajuda a amaciar as fibras da carne e a suavizar o sabor. Após esse tempo retire a carne e seque com papel toalha.

Prefira a carne-seca embalada a vácuo: normalmente ela vem em pacotinhos de 500 graus e 1 quilo. Observe se não existe realmente ar na embalagem. Pergunte se o corte é ponta de agulha, dianteiro ou traseiro; este último é sempre a de melhor qualidade. A carne-seca deve ser…seca!

Os cortes traseiros costumam ter menos gordura e uma carne mais macia. Cortes dianteiros são mais gordurosos e costumam ser mais saborosos.

Tipica na região norte e nordeste do Brasil, a carne seca (também conhecida como Jabá) é parecida com a carne de sol, mas passa por uma desidratação bem mais intensa. A quantidade de sal usada será maior, e o tempo de cura também.

Pois é, e, mesmo sendo superimportante, o sal presente na carne pode acabar estragando uma receita completa. O processo de dessalgar é essencial para manter o sabor do sal na medida certa, e nós do TudoGostoso vamos te ensinar o passo a passo dessa técnica, para você fazer em casa!

Não é necessário colocar sal, pois esse tipo de carne já é salgada. Se necessário, deixe de molho na água por algumas horas para retirar o excesso de sal. Dica: verifique de qual parte bonina foi feita a carne de sol que utilizar.

A carne de sol é uma comida típica do nordeste, consumida há mais de 400 anos. Ela leva esse nome porque no início era feita em duas etapas: salgando a carne ligeiramente e secando as peças ao sol. Com o passar dos anos, a carne preferida dos nordestinos conquistou o Brasil.