Qual a parte da raiz que absorve água e sais minerais?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Região pilífera ou de absorção: nela se encontram os pelos absorventes. Eles são fundamentais para garantir-se uma maior absorção de água e nutrientes, entretanto, não se trata do único local de absorção. Região de ramificação: nela temos a parte mais velha da raiz.

A raiz é o órgão da planta responsável pela fixação e também pela absorção de água e de sais minerais do solo. Ela representa, portanto, o acesso da água ao interior do vegetal.

A água entra nas plantas por meio dos pelos radiculares, que entram em contato com a água presente no solo. Após a absorção, a água chega ao xilema, um tecido condutor que, de maneira bem grosseira, pode ser comparado aos nossos vasos sanguíneos.

Os nutrientes podem ser absorvidos através de dois locais nas plantas: via radicular e via foliar. Por via radicular, a absorção de íons é maior na zona dos pelos radiculares, sendo por onde a maior parte dos nutrientes é absorvida.

A coifa, uma estrutura em forma de dedal formada por células parenquimáticas, ajuda a raiz a penetrar no solo através da produção de substâncias mucilaginosas. Além disso, protege a região meristemática de possíveis danos causados pelo atrito com o solo.

Intestino grosso faz a reabsorção de água e eletrólitos.

As moléculas digeridas dos alimentos, como também a água e sais minerais, são absorvidos através da parede do intestino delgado.

O caule sustenta as folhas, as flores e os frutos da planta. Ele também conduz a água e os sais minerais absorvidos pela raiz até as folhas e distribui o alimento fabricado nas folhas a todas as outras partes do vegetal.

A raiz é uma estrutura encontrada nos vegetais que atua principalmente na fixação do vegetal ao substrato e na absorção de água e sais minerais.

O xilema é o responsável pelo transporte da água e dos sais minerais captados pela raiz do vegetal (seiva bruta), já o floema transporta os nutrientes produzidos nas folhas (seiva elaborada) para toda a planta.

Os vacúolos são organoides em forma de bolsa que armazenam substancias, como água e sais minerais.

A absorção de água ocorre principalmente nas raízes das plantas, através de células especializadas chamadas de pelos radiculares.

Micronutrientes como o ferro, boro, manganês, cloro, cobre, molibdênio, zinco e níquel são todos absorvidos pela raiz, na forma de íons ou como sais, através da difusão (transportados para o interior da célula graças ao movimento da água).

A absorção de água e nutrientes minerais pela raiz é facilitada pela presença dos pelos radiculares – extensões tubulares das células epidérmicas – que aumentam muito a superfície de absorção da raiz (Figura 24.9).

O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo.

Raiz aquática
Elas auxiliam na absorção de nutrientes.

São três os processos de absorção: interceptação radicular, fluxo de massa e difusão. As plantas obtêm os nutrientes que necessitam através da absorção, pelas raízes, dos elementos existentes na solução do solo.