Qual a parte da cabeça que a sinusite ataca?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.

Esses incômodos estão intimamente relacionados aos sintomas nasais. Ou seja, quando o nariz está mais entupido e com um fluxo de secreção intenso, a dor de cabeça costuma aparecer ou piorar.

Passando para métodos caseiros para ajudar a lidar com o acúmulo de secreção, existem alguns alimentos que ajudam a expectorar o catarro. É o caso do alho, limão, mel e própolis. Eles melhoram a capacidade do corpo de controlar a inflamação e contribuem para a eliminação de microrganismos.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Analgésicos com paracetamol e anti-inflamatórios como o ibuprofeno auxiliam a aliviar as dores de cabeça e de garganta, comuns durante as crises de sinusite.

É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Preferir alimentos e bebidas quentes pode facilitar a remoção do catarro e aliviar a tosse da sinusite, assim como os demais sintomas da doença. Além de servirem para inalação de vapores, a temperatura morna ajuda a diluir o muco e reduzir o desconforto causado pela inflamação.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).

Costumam funcionar como gatilhos para as crises locais com muita poeira, ar-condicionado sujo, fumaça, poluição e cigarro.

O tratamento da infecção bacteriana suspeita é com antibióticos, como amoxicilina/clavulanato ou doxiciclina, administrados por 5 a 7 dias para sinusites agudas e por até 6 semanas para sinusites crônicas.

Catarro esbranquiçado ou transparente
Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta. Pode ser um resfriado ou alergia, mas também ocorre em casos de sinusite e até gripe, mesmo que essa última atinja os pulmões.

Outros sinais e sintomas possíveis são:

  • cansaço; – dor de cabeça; – tosse; – halitose (mau hálito); – sensação de pressão nos ouvidos;
  • perda de paladar e olfato; e – sensação de mal estar.

Todos esses problemas podem ocorrer, pois a sinusite acontece quando há uma inflamação das cavidades da face que têm relação com a mucosa do nariz, os chamados seios paranasais. Essa inflamação pode chegar ao cérebro e provocar meningite.

Continuar lendo O que a sinusite ataca?