Qual a parcela máxima do Fies?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O valor das parcelas varia de acordo com fatores como o preço das mensalidades, a duração do curso, a renda do estudante, o percentual financiado, entre outros fatores. No entanto, o valor da parcela do FIES é restrito a, no máximo, 10% da renda mensal.

Renegociação da dívida estudantil no aplicativo BB

  1. No Aplicativo do BB, acesse “Solução de dívidas”;
  2. Em seguida, vá em “Renegociação FIES”;
  3. Clique em “Renegociar parcelas”;
  4. Faça a simulação do parcelamento e escolha a que melhor se encaixa no seu caso;
  5. Assine eletronicamente o termo de adesão;
  6. Pague o boleto de entrada!

A taxa efetiva de juros do Fies é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Essa opção tem alta concorrência entre os candidatos por ser a mais procurada do programa.

A partir de 14 de junho, o valor máximo financiado pelo Fies por semestre será de R$ 60 mil para a área. Atualmente, o governo arca com R$ 42,8 mil. A medida foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana em sua página no Instagram.

Quais as vantagens do FIES? Uma das principais vantagens do FIES é que ele possibilita o acesso ao ensino superior a estudantes que não teriam condições de arcar com as mensalidades das instituições privadas.

Um dos métodos mais comuns para quitar o saldo devedor do FIES antecipado em 2023 é a procura por empréstimos pessoais, mas, para isso, o estudante precisa ter um perfil financeiro bem estruturado e não correr o risco de não conseguir pagar o empréstimo.

O estudante pode solicitar a renegociação de duas maneiras. No primeiro cenário, é possível solicitar um novo parcelamento e o saldo devedor total será dividido em 48 parcelas mensais. No segundo caso, é possível incluir os valores em atraso nas parcelas a vencer.

O programa de Financiamento Estudantil (FIES) permite que os estudantes antecipem o saldo devedor para fazer o pagamento total da dívida com descontos. A opção apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser consideradas antes de decidir pelo pagamento antecipado.

36 — O estudante deverá solicitar o encerramento quando terminar o prazo de utilização do financiamento? Não. As fases de carência e amortização serão iniciadas automaticamente após a conclusão do período de utilização do financiamento.

O financiamento estudantil funciona da seguinte forma: O FIES 2023 tem um financiamento de estudo de 3,4% ao ano; O período de carência é de 18 meses; Com o período de amortização de 3 vezes ao período de duração regular do curso, mais 12 meses.

Na primeira modalidade de contrato, o Fies terá um fundo garantidor com recursos da União e ofertará 100 mil vagas por ano, com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de três salários mínimos.

Conforme a Portaria Normativa nº 23, de 20 de novembro de 2013, o acadêmico beneficiado com Fies pode justificar até 2 vezes o rendimento acadêmico inferior a 75% das disciplinas cursadas no último semestre letivo financiado pelo Fies.

Quem não precisa de fiador para participar do programa:
Estudantes matriculados em cursos de licenciatura; Estudantes que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O Fies oferece duas possibilidades de financiamento: parcial (50%) e integral (100%). Para participar do programa é preciso ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos, independentemente da porcentagem do curso que será financiada.

Como conseguir 100% FIES Medicina? Para o FIES custear integralmente um curso, seja de Medicina ou de outra área, o requerente deve possuir financiamento total, o que é difícil: há chances quando a renda familiar comprometida com gastos educacionais for superior a 60%.

Os contratantes do antigo Fies (até dezembro de 2017) só podem realizar a dilatação por dois semestres. Já os participantes do novo Fies (a partir de 2018), poderão fazer a dilatação por até quatro semestres.