Qual a palavra tônica de farol?

Perguntado por: odias . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 9 votos

Exemplo: farol paroxítona — a sílaba tônica é a penúltima.

Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: janela, amigo, fácil etc.

É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.

Proporciona diversos níveis de intensidade da luz: lanterna, farol baixo, farol alto, pisca-alerta e luz diurna. A legislação brasileira determina que o farol baixo deve ser utilizado em ruas com iluminação pública ou quando há veículos trafegando em sentido oposto.

As palavras oxítonas são aquelas que a têm a última sílaba tônica, isto é, é a sílaba mais forte da palavra.

A sílaba tônica é aquela que é pronunciada com maior intensidade e mais força, enquanto que a sílaba átona é aquela pronunciada com menor intensidade e menos força.

São as palavras nas quais a sílaba tônica é a antepenúltima. Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas. Exemplo: óculos, psicológica.

Paroxítonas : quando a sílaba tônica for a penúltima. Exemplos : lápis, estrela, janela.

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém. O Brasil não pode ficar refém de tecnologias de outros países.

Nessa palavra, a sílaba tônica (pronunciada com mais intensidade) é “pás”. As demais sílabas são átonas. Identificando a sílaba tônica é possível classificar as palavras em oxítona, paroxítona ou proparoxítona. A palavra “pássaro” é proparoxítona.

abajur (a-ba-jur) abrir (a-brir) amar (a-mar) amor (a-mor)

As paroxítonas são aquelas palavras cuja sílaba tônica ocorre na penúltima sílaba da palavra. As palavras paroxítonas são as mais comuns na língua portuguesa, havendo ainda as oxítonas (última sílaba como tônica) e as proparoxítonas (antepenúltima sílaba como tônica).

1. Construção em que há um foco luminoso para guia nocturno dos navegantes. 2. Projector de luz que se situa na parte da frente de um automóvel.

Os faróis são compostos por fontes luminosas ( lâmpadas) e lentes que giram em entorno dela. A cada rotação a luz "pisca" por um determinado tempo e volta a piscar, já na cor encarnada. O conjunto 'cor e tempo' são diferentes para cada farol, são as características únicas e exclusivas de cada estrutura.

Um farol é uma estrutura elevada, habitualmente uma torre, equipada com um potente aparelho ótico dotado de fontes de luz e espelhos refletores, cujo facho é visível a longas distâncias. São instalados junto ao mar, na costa ou em ilhas próximas, tendo o objetivo de orientar os navios durante a noite.

As palavras paroxítonas são palavras que têm a penúltima sílaba como sílaba tônica. Ou seja, cuja pronúncia tem mais força e intensidade. Apesar dessa ênfase, a maioria das paroxítonas não possuem o acento gráfico. Além disso, elas representam a maior parte das palavras da língua portuguesa.

Oxítonas: palavras cuja última sílaba é tônica. Exemplos: me-trô, su-flê, su-por. Paroxítonas: palavras cuja penúltima sílaba é tônica. Exemplos: ca-rá-ter, ca-va-lei-ro, pa-pa-gai-o.

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Observando o modo como as sílabas são pronunciadas, percebemos que algumas são pronunciadas com mais força, outras com menos. Citando o exemplo da palavra – “casa”: Notamos que a sílaba ca foi pronunciada mais fortemente que a sílaba sa. Por isso dizemos que ela é a sílaba tônica.

A sílaba tônica é a mais forte da palavra, ou seja, é aquela que pronunciamos com maior intensidade. Ela pode aparecer em diferentes posições, pode ter acento ou não e dependendo da posição da sílaba tônica haverá uma classificação diferente.