Qual a Palavra chave do livro de Oséias?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Palavras-chave: Muilenburg; estrutura; Oseias.

Em Oséias 6, O Senhor Deus convida seu povo a voltar-se para Ele. O profeta mostra que essa volta para Deus é o princípio da restauração. Oséias esforça a nação a conhecer e a esforçasse para conhecer ao Senhor. A promessa é de que se eles fizerem isso, Ele se voltará para eles.

Oseias 2:6-7 NTLH
— Portanto, vou pôr ao redor dela uma cerca de espinhos e vou construir um muro na estrada, para que ela não encontre o caminho. Ela correrá atrás dos seus amantes, mas não os alcançará; irá procurá-los, mas não os encontrará.

Em Oséias 1, observamos a ordem do Senhor Deus ao profeta e a consideramos no mínimo, estranha: ““Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade, porque a nação é culpada do mais vergonhoso adultério por afastar-se do Senhor”. Muito se discute sobre este texto.

Oseias não obedece a ordem de Apuki, é jogado no chão e chicoteado, para satisfação de Ramsés. Ramsés decide condenar Oseias à morte.

Em Oséias 2, a infidelidade de Gomer é evidenciada em Israel, o povo de Deus. O comportamento traidor e lascivo da nação feriu o coração do Amado.

A Palavra diz que conhecer Deus é ter intimidade, relacionamento com Ele. Como podemos conhecer mais de Deus? Conhecer Deus verdadeiramente envolve compromisso de obedecer a Deus e a sua Palavra.

Em Oséias 8, a Palavra de Deus nos mostra que Israel rejeitou o que é bom. Isto é, Israel não queria mais ter relacionamento com o Seu Redentor. Essa distância trouxe muitos danos a Israel.

Significa que será um dia em que precisamos prestar mais atenção as coisas espirituais e no nosso relacionamento com Deus. Somente Deus é a autoridade final que decide se um mandamento faz sentido em um caso particular ou não. Podemos estar parado exteriormente, porém interiormente não estamos santificando ao Senhor.

Oseias profetizou no reino do norte (Israel), perto do fim do reinado de Jeroboão II. Ele era contemporâneo dos Profetas Isaías, Amós, Jonas e Miqueias.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia). 759 a.C.

Filho de Num (Licurgo Spinola) e Amália (Lisandra Souto), criado por Arão e Eliseba, Oseias será o braço direito de Moisés, que passará a lhe chamar de Josué. Vai viver com Ana (Tammy Di Calafiori), filha de Apuki e Judite (Nanda Ziegler), um amor impossível e proibido pelas duas famílias, mas lutará por ele.

Ana era estéril, e é possível que Elcana tenha se casado com uma segunda esposa, Penina, para que esta lhe gerasse filhos. Embora não fosse o modelo ideal aprovado pelo Senhor com relação ao casamento, a poligamia era comum nos tempos do Antigo Testamento.

O libertador diz que precisará mudar o nome de Oseias. Moisés discursa e avisa que Oseias passará a se chamar Josué. Um mês se passa e o povo hebreu chega ao deserto de Sinai. Jetro, Zípora, Ada, Damarina, Jaque, Jerusa e os filhos de Moisés chegam ao acampamento dos filhos de Israel.

Palavra do SENHOR, que foi dirigida a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

“Vinde a Mim” O Élder Spencer W. Kimball disse: “A imagem de um Deus amoroso e disposto a perdoar é claramente visualizada por aqueles que lêem e compreendem as escrituras. Como Ele é nosso Pai, Ele naturalmente deseja elevar-nos, não rebaixar-nos, para ajudar-nos a viver, e não causar nossa morte espiritual”.