Qual a palavra chave do livro de Amós?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Palavras-chave: Visão; apelo; arrependimento; misericórdia.

Amós (aquele que ajuda a carregar o fardo ou nome que em hebraico significa "levar" e que parece ser uma forma abreviada da expressão Amosiá, que significa Deus levou) foi um Profeta do Antigo Testamento, autor do Livro de Amós.

Comentário devocional: A visão da cesta de frutas de verão neste capítulo mostra a rápida ruína de Israel. Os opressores são chamados a prestar contas por abusar dos pobres; sua destruição é anunciada, um momento que será para eles de grande luto (vv.

“Por amar Seus Filhos, o Pai não nos deixará às cegas nos assuntos de maior importância desta vida. Ele nos ajudará a saber onde nossa atenção pode trazer felicidade ou nossa indiferença pode provocar tristeza. Às vezes, Ele diz essas coisas às pessoas diretamente, por inspiração.

Amós 7–9 relata cinco visões que Amós recebeu do Senhor. Cada visão mostrava que o Senhor pretendia destruir completamente o reino de Israel se as pessoas não se arrependessem. As primeiras duas visões mostravam destruições que foram evitadas porque Israel se arrependera.

Violação ou quebra de um mandamento ou lei.

Provérbios 10:12 O ódio provoca contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. O ódio provoca contendas, mas o amor cobre todas as transgressões. O ódio excita contendas; mas o amor cobre todas as transgressões.

Amos 3 é um capítulo importante do Antigo Testamento, que descreve a inevitabilidade do juízo de Deus sobre o reino do Norte. O profeta Amós anuncia o julgamento que viria sobre o reino do Norte e dá uma série de cinco mensagens para explicar mais plenamente as razões para o julgamento de Deus.

Amós 4:4-5 nos confronta com a hipocrisia religiosa do povo de Israel e suas práticas vazias de adoração. Nesses versículos, o profeta Amós usa linguagem sarcástica e irônica para expor a falta de sinceridade e verdadeira devoção do povo em seu relacionamento com Deus.

4 Vinde a Betel, e transgredi; a Gilgal, e multiplicai as transgressões; e cada manhã trazei os vossos sacrifícios, e os vossos dízimos de três em três dias.

Talvez signifique o ato de armartendas, ou o soar das trombetas (*veja Jr 6.1). É hoje Tukua, que fica 8 km ao sul de Belém, 11 km ao nordeste de Bete-Zur, num território de pastagem e montanhoso, que principia perto de Hebrom e se estende para o oriente, na direção do mar Morto.

Fome de Deus é algo real nos nossos dias. Deus deseja matar essa fome na vida dos homens declaradamente necessitados. Homens que chegam a assumir essa atitude são os candidatos preferidos por Deus para saciar a fome espiritual que assola a humanidade.

Esta palavra nos alerta para a realidade espiritual, que é muito mais séria e real que o nosso mundo material. Se nosso físico necessita ser alimentado para que vivamos com saúde, muito mais o nosso espírito!

Da mesma maneira, ele fala da necessidade da sua alma pela presença de Deus. Sede de Deus é algo tão forte e intenso que nada mais importa. Não importa a situação que estamos vivendo, se temos sofrido ou passado por problemas, o que mais importa é ter um relacionamento íntimo com o amado das nossas almas.