Qual a palavra certa podendo ou pudendo?

Perguntado por: tchaves2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

podendo | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

1. Ter a faculdade de (ex.: eu posso fazer o que me apetecer). 2. Ter ocasião ou possibilidade de (ex.: não pôde falar com ele ontem).

Sinônimo de podendo

  1. Sendo capaz: 1 sendo capaz, conseguindo, controlando, sabendo, tendo potencial.
  2. Tendo força para suportar: 2 suportando, aguentando, tolerando, aturando.
  3. Correndo o risco de: 3 arriscando-se, expondo-se.

Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: corretamente. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: correctamente. Grafia no Brasil: corretamente.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Posso é a conjugação na 1. ª pessoa do singular do verbo poder no presente do indicativo.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

Que respeita regras, normas ou padrões.

É capaz: 1 pode, consegue, controla, logra, tem potencial.

1. Tá certo. Significa "tudo bem", "ok", "certo" ou "sem problemas".

3 suprir, compensar, remediar, preencher, prover, corrigir, atenuar, anular, neutralizar. Exemplo: Seus presentes não conseguem substituir sua ausência.

2 grave, crítica, preocupante, dramática, difícil, arriscada, significativa, considerável, perigosa, bicuda, complicada, preta, delicada, ponderosa. De grande valor: 3 importante, valorosa, meritória, solene, notável, elogiável, enorme.

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”

O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral. No meio das palavras, quase sempre, o "U" tônico em hiato é sempre acentuado, seja no meio ou no fim. No caso das palavras mau e mal, mal é um advérbio, antônimo de bem e mau é um adjetivo, antônimo de bom.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Independentemente das circunstâncias ou condições (ex.: ela tem de ir saber dele de qualquer forma). Em resumo ou em conclusão (ex.: de qualquer forma, isto é inadmissível). Indica oposição a uma outra ideia exposta, mas que não é impeditiva (ex.: de qualquer forma, teve o apoio da população).

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.