Qual a orquídea mais vendida no Brasil?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.7 / 5 12 votos

A Cattleya é a orquídea mais vendida no Brasil.

Orquídea Dourada de Kinabalu
Esta flor é extremamente rara e é por isso que custa aproximadamente 3.620 euros / 8.176 reais. Este tipo de orquídeas podem demorar 15 anos a florescer e as suas folhas são de uma beleza extraordinária.

Phalaenopsis

Phalaenopsis
Apresenta flores de tamanhos e cores variadas. Também chamada de Orquídea Borboleta, a espécie é fácil de cultivar, não exige tanta luminosidade e não gosta de substrato encharcado, sendo necessárias regas duas vezes por semana. Pode ser cultivada em vaso ou presa em árvores.

E como a espera pode ser longa, sugiro que você tenha em casa também algumas orquídeas mais "dadas", aquelas que florescem praticamente o ano todo, como acontece com muitas terrestres. Já pensou em ter uma orquídea-grapete (Spathoglottis unguiculata, por exemplo? Ela tem cheirinho de uva e dá flor quase o ano todo.

A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.

Shenzhen Nongke

Shenzhen Nongke: A orquídea mais cara do mundo!
A Shenzhen Nongke, além de ser uma das orquídeas raras mais bonitas, é uma das plantas mais caras do mundo. Isso porque ela demorou 8 anos para ser desenvolvida e acabou sendo vendida no leilão.

Paphiopedilum Rothschildianum

A Paphiopedilum Rothschildianum também pode ser chamada de orquídea de chinelo de Rothschild é uma das espécies mais raras que existem, inclusive esteve ameaçada de extinção.

Segundo Rosita, o segredo é lembrar que as orquídeas não podem receber muita água, não gostam de muito vento, nem de muito sol. “Por isso, para quem mora em casa ou apartamento, a lavanderia é o melhor lugar para colocá-las”, explica.

A orquídea mais rara de todas: Ouro de Kinabalu
Esta planta é chamada assim por suas magníficas folhas e flores cor de ouro e cobre, mas também por seu preço muito alto, que a torna um alvo de escolha dos colecionadores: cerca de 5 mil euros.

Alguns aromas são mais difíceis de descrever, como o da Encyclia inversa, orquídea-cometa(Angraecum sesquipedale) ou da Encyclia fragans, que se parecem mais com o cheiro da gardênia e dama-da-noite.

A orquídea Chuva de Ouro é uma planta epífita, o que significa que ela cresce naturalmente sobre outras plantas, usando-as apenas como suporte, sem retirar nutrientes delas. Suas folhas são finas e alongadas, com uma coloração verde intensa, proporcionando um contraste atraente com suas flores.

Phalaenopsis

As orquídeas estão entre as melhores flores para se ter em casa. As espécies mais comuns são as Phalaenopsis e as Denphal. Com uma variedade imensa de cores e formas, são ideais para ambientes internos e elegantes. Com certos cuidados, é possível mantê-las saudáveis e bonitas por muito tempo.

Uma orquídea em condições ideais e salva de pragas pode durar décadas, teoricamente pode passar de um século, mas não vimos nenhum registro de planta que chegou a essa idade. Plantas com mais de 50 anos não são raras. Já a flor, vai depender da espécie.

Se uma orquídea está plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal, mas, se estiver plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária. Quando se compra um vaso de orquídea, é útil verificar qual o substrato (material) em que está plantada, pois, dependendo dele, a secagem pode ser rápida ou lenta.

Só claridade não vai estimular a planta a dar flores, você precisa colocar a sua orquídea bem próximo de uma janela ou num local que ela receba algumas horas do sol fraquinho. Ou seja, as orquídeas precisam receber sol somente no comecinho do dia ou no final da tarde, quando o sol estiver mais fraco.

Algumas espécies dão flores em janeiro, outras em junho, outras em setembro, mas essa não é uma data exata. A época de floração pode atrasar ou adiantar dependendo de fatores como a forma de plantio e o clima da região.

Normalmente elas florescem uma vez por ano durante os meses mais frios e úmidos. Uma dica essencial para quem quiser se arriscar no cultivo da Paphiopedilum é cuidar para que suas raízes nunca fiquem encharcadas.

orquídea-bambu

Se você procura uma orquídea que seja realmente terrestre e que ficará feliz em ser plantada no solo, existem espécies como a como a orquídea-bambu.

5 orquídeas para plantar no chão

  • orquídea-bambu (Arundina bambusifolia) ...
  • sapatinho (Paphiopedilum leeanum e Paphiopedilum maudiae "Red") ...
  • orquídea-pipoca (Ludisia discolor) ...
  • gênero Cymbidium (Cymbidium hybrid) ...
  • Orquídeas que não gostam de árvores.

Saiba quais orquídeas de inverno ter em casa e como cuidar delas!

  • CYMBIDIUM. De origem asiática, esta orquídea produz flores que duram bastante e que podem ter várias cores. ...
  • ONCIDIUM. ...
  • ONCIDIUM SHARRY BABY. ...
  • Cattleya loddigesii.