Qual a origem eo significado da palavra mucama?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Etimologicamente, este termo se originou a partir do idioma quimbundo makamba, que tinha o significado de “escrava concubina”. Esta palavra era usada principalmente no Brasil e em alguns países africanos de língua portuguesa.

[4] Mucama [Do quimb. mu'kama, 'amásia escrava'.] Substantivo feminino.

a caixinha da costureira e o balaio da mucamas seriam os lugares reservados aos subalternos.

Mucama era o nome dado à criada negra (ou escrava) que prestava serviços domésticos para seus senhores. Costumavam ser jovens e belas e, em alguns casos, também serviam como ama de leite para os filhos de seus patrões.

empregada nf. No me importa que seas mucama. Não me importa que você seja uma empregada. Envíe una mucama al cuarto 927.

Os escravos que trabalhavam na casa grande recebiam um tratamento melhor e, em alguns casos, eram considerados pessoas da família. Esses escravos, chamados de "ladinos" (negros já aculturados), entendiam e falavam o português e possuíam uma habilidade especial na realização das tarefas domésticas.

O termo trabalhador(a) doméstico(a) se refere a toda pessoa do sexo feminino ou masculino que realiza um trabalho doméstico no marco de uma relação de trabalho.

Trazidos da África para trabalhar na lavoura, na mineração e no trabalho doméstico, os escravos eram alojados em galpões úmidos e sem condições de higiene, chamados senzala. Além disso, eles viviam acorrentados para evitar fugas, não tinham direitos, não possuíam bens e constantemente eram castigados fisicamente.

Em todo o Brasil, mais de 2.600 comunidades já são certificadas como quilombolas, segundo o governo federal. Outras tantas se autodeclaram como remanescentes dos acampamentos de escravos fugitivos. Oficiais ou não, elas têm dois traços comuns.

Vivendo em propriedades escravistas, os filhos livres das escravas foram mantidos em quase sua totalidade na mesma condição servil dos cativos de fato. Nas primeiras horas da manhã, mulheres e homens escravizados saem com suas peneiras para a colheita de café, levando suas crianças.

Em muitos dos países de origem das mulheres escravizadas — em Angola, por exemplo —, a experiência de dar à luz envolvia posições e movimentos diferentes. As mulheres não costumavam cobrir o corpo e os bebês passavam por uma série de ritos depois do nascimento.

A forma da expressão costuma ser «ir tirar o pai da forca», a qual «[...] se aplica a uma tarefa urgente e que se deve desempenhar com celeridade.

Aplicada aos namorados, ficar debaixo do balaio é uma situação idêntica, em que eles têm de esquecer o parceiro ou a parceira desejada e procurar outra, recomeçando, forçadamente, todo o ciclo que já iniciaram.

O mucambo, definido como o tipo de casa popular mais primitivo do nordeste, varia com a diversidade da vegetação e serviria como ilustração dos processos ecológicos do homem com o meio, tanto no sentido mais imediato, de obtenção de sua matéria-prima, como no sentido dado pela Escola Sociológica de Chicago, ou seja, em ...

Significado de Macumbeiro
adjetivo Que pratica a macumba, culto afro-brasileiro, de origem nagô, que tem influência católica, espírita e ocultista. substantivo masculino Indivíduo que pratica ou professa a macumba. Etimologia (origem da palavra macumbeiro).

verbo transitivo
Eliminar impurezas, coisas nocivas ou que não interessam (ex.: limpar os cereais).

Mulher que amamenta criança alheia. Plural: amas-de-leite .

faxineira {feminino}
mujer de la limpieza {f.}

nome basura; grosería; indecencia; porquería; suciedad.

sujo {adjetivo masculino}
sucio {adj. m.}