Qual a origem e o significado da palavra ciência?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

A ciência foi definida por Aristóteles como um “conhecimento demonstrativo”, um saber que pode ser demonstrado através de testes e ensaios. Derivada do latim scientia, a palavra significa conhecimento.

A ciência teve origem na Grécia. Foram os gregos os primeiros a iniciarem as práticas científicas. O que existia antes era, sem dúvida, conhecimento de um número limitado de fatos, uma concepção sensorial do mundo, uma coordenação de ações, destinadas à procura dos elementos necessários à vida humana.

O objetivo da ciência é o de fornecer explicações para os fenômenos da natureza. Assim as explicações são formuladas e testadas rigorosamente.

Pode-se considerar que a História da Ciência surgiu no século XVII, juntamente com a Ciência Moderna e no interior dessa própria Ciência. No século XVI, as navegações se intensificaram, promovendo o intenso contato europeu com novas culturas.

A filosofia da ciência estuda a ciência, o modus operandi da ciência e o conhecimento científico. Convencionalmente, as investigações filosóficas desse campo se debruçam principalmente sobre aspectos metafísicos, epistemológicos e metodológicos da produção de conhecimento nas ciências.

Ciência é o conhecimento que explica os fenômenos obedecendo a leis que foram verificadas por métodos experimentais. A ciência baseia-se na regularidade, na previsão e no controle de fenômenos que podem ser observados.

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

A Ciência Moderna, isto é, a ciência que conseguiu articular o método de observação e experimentação com o uso de instrumentos técnicos (sobretudo o telescópio e o microscópio), começou a se desenvolver, propriamente, na Europa do século XVI.

História Hoje: Galileu Galilei, o pai da ciência moderna.

Ciência é conhecimento, é com ela que iniciamos pesquisas, compreendendo como as coisas funcionam, e claro, tudo isso com fatos. A ciência é importante para que possamos entender como nós e o mundo de fato funciona.

Geral: busca-se a unidade nos fatos, permitindo elaborar leis e teorias que descrevam situações gerais. Explicativa: deve explicar fatos e responder perguntas (deve ser útil). Preditiva: possibilita previsões, confere previsibilidade, pois que busca compreender “leis” do funcionamento das coisas.

Por meio dos seus métodos e instrumentos, a ciência nos permite analisar o mundo ao redor e ver além do que os olhos podem enxergar. O empreendimento científico e tecnológico do ser humano ao longo de sua história é, sem dúvida alguma, o principal responsável por tudo que a humanidade construiu até aqui.

Quando se iniciou a História? O surgimento da História enquanto ciência e campo de estudo foi obra dos gregos antigos. Heródoto é considerado o pai da História. Seu trabalho aconteceu por meio da sistematização dos eventos da história dos gregos e de outros povos da antiguidade, como os egípcios.

Tales de Mileto (c. 624 — c. 546 a.C.) é considerado o primeiro cientista — lembrando que o termo “cientista” só foi inventado no século XVII.