Qual a origem e função dos sindicatos?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Os Sindicatos destacam-se por suas funções, entre elas acordos coletivos, intervenção legal em ações judiciais, orientação sobre questões trabalhistas, participação na elaboração da legislação do trabalho, recebimento e encaminhamento de denúncias de trabalhadores.

O surgimento do sindicalismo está ligado ao contexto da industrialização e consolidação do capitalismo na Europa a partir do século XVIII, quando ocorreu a Revolução Industrial. A época foi marcada pelas péssimas condições de vida e trabalho às quais estava submetida boa parte da população europeia.

No Brasil o sindicalismo surgiu no final do século XIX. Os operários imigrantes que trabalhavam em diversas fábricas estavam insatisfeitos com suas condições de trabalho e então começaram a se unir para questionar e lutar pelos seus direitos, formando os primeiros sindicatos no país.

Voltando um pouco na história, sabe-se que a palavra sindicato surge do vocabulário latim e grego. No grego, “syn-dicos” é aquele que defende a justiça, já no latim, “sindicus” denominava o “procurador escolhido para defender os direitos de uma corporação”.

O sindicalismo tem origem nas corporações de ofício da Europa medieval. No século XVIII, durante a revolução industrial na Inglaterra, os trabalhadores oriundos das indústrias têxteis, doentes e desempregados juntavam-se nas sociedades de socorro mútuos.

Cabe neste breve trabalho falar das funções básicas que as entidades sindicais possuem, sendo que elas norteiam as suas ações, tais como: função negocial; função política; função assistencial; função econômica; e por fim a função de representação.

O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc.) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).

Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

Os sindicatos são organizações que representam os interesses dos trabalhadores e foram criadas com o objetivo de defender o cidadão no papel de empregado ou servidor, em relação ao contratante, em que, por vezes, não tão incomuns, é uma relação desigual e conflituosa entre capital e trabalho.

As centrais sindicais são: Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical (FS), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB ...

O objetivo dos sindicatos era impedir que o operário fosse obrigado a aceitar o que lhe for imposto pelo empregador. Durante a revolução francesa surgiram ideias liberais, que chegaram inclusive a considerar ilegais as associações de trabalhadores e patrões.

O Getúlio precisava quebrar isso e trazer a classe trabalhadora para o âmbito do Estado. Por isso, ele criou uma lei de sindicalização que tem elementos assemelhados ao sindicalismo fascista da Carta del Lavoro, do fascismo de Mussolini na Itália." regulamentada, férias e descanso semanal.

Sintracom-BA

O Sintracom-BA foi o primeiro sindicato fundado no Brasil, em 19 de março de 1919, ano de lutas históricas dos trabalhadores em todo o país, com o nome de “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes”.

Os sindicatos se financiam em grande parte com a chamada contribuição sindical (ou imposto sindical). Criada na década de 1940, ela consiste em uma contribuição obrigatória a todos os empregados sindicalizados e também aos que não são associados, já que estes também fazem parte de uma categoria profissional.

Nas primeiras décadas do século XX, as organizações de auxílio deram origem aos primeiros sindicatos, que buscavam melhores condições de trabalho por meio da redução da jornada de trabalho, da obrigatoriedade do descanso semanal, do aumento salarial e da regulamentação do trabalho.

Os sindicatos, historicamente, têm sido fundamentais para a conquista de direitos dos trabalhadores, porém, atualmente, eles enfrentam diversos desafios para conseguir dialogar com a classe, como se adaptar as novas tecnologias e combater a disseminação de notícias falsas que, cada dia mais, confundem e desinformam a ...

O principal instrumento de participação política dos sindicatos são as Negociações Coletivas.

No Brasil o surgimento do sindicalismo está diretamente atrelado ao término do período escravocrata, após séculos sendo um país onde a mão de obra era composta quase exclusivamente por escravos, o país passou a atuar com mão de obra assalariada e a receber estrangeiros para os novos setores que surgiam no mercado.

Atualmente, há 12.243 sindicatos de trabalhadores, a maioria desses sindicatos representam os trabalhadores de áreas urbanas (73,8% deles).

O certo é que os principais motivos para um trabalhador se filiar ao Sindicato da sua categoria são: união, segurança, participação, reconhecimento e benefícios. E se o filiado não participar efetivamente com todos esses intuitos, o Sindicato perde o seu motivo de existir.

O sindicato pode ser definido como uma associação voluntária, de caráter permanente, destinada a defender os interesses de trabalhadores assalariados de uma mesma profissão ou de uma mesma indústria. As primeiras associações sindicais agrupavam geralmente trabalhadores de uma mesma profissão (sindicatos de ofício).