Qual a origem dos números decimais?

Perguntado por: itaveira5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 12 votos

Como vimos, os números decimais tiveram origem nas frações decimais, cujos números (frações e decimais) possuem mesmo valor, porém, com representações diferentes. As frações existem desde a antiguidade, elas foram abordadas por diferentes civilizações.

OS NÚMEROS SURGIRAM HÁ MAIS DE 30000 ANOS, QUANDO OS HOMENS TIVERAM A NECESSIDADE DE CONTAR SEUS OBJETOS E REBANHOS. NA MEDIDA QUE O HOMEM PRIMITIVO DEIXOU DE SER NÔMADE A NECESSIDADE DE QUANTIFICAR SUAS COISAS FOI SE ACENTUANDO E A PARTIR DAÍ COMEÇARAM A EXISTIR OS PRIMEIROS REGISTROS NUMÉRICOS.

Classificamos os números decimais em três formas: -decimais finitos ou exatos; -decimais infinitos e periódicos; - decimais infinitos não periódicos.

Como surgiu o Sistema de Numeração Decimal
Inventados pelos indianos, esses símbolos foram divulgados, a princípio, pelos árabes nos países da Europa, e são utilizados até os dias atuais. Por isso, também podem ser chamados de sistema indo-arábico de numeração.

A leitura dos números decimais é feita pela união da parte inteira do número (expressa antes da vírgula) e a quantidade de casas decimais (depois da vírgula) que corresponde a parte fracionária: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo, milionésimo, etc.

Números decimais são números que possuem vírgula, por exemplo, 2,35; 1,2; 0,25. Ao lermos esses números falamos o seguinte, por exemplo: 1,5 = temos o costume de ler “um vírgula cinco”, mas matematicamente está incorreto. Para fazer a leitura corretamente de um número decimal devemos saber algumas definições.

Há cerca de 10 mil anos, o homem já criava as primeiras formas de agricultura e pecuária, o que tornou a necessidade de contar ainda mais importante, pois era necessário controlar tanto a quantidade de animais no pasto quanto os produto advindos das colheitas. Dessa forma, contar o tempo ainda era super útil.

As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo. Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha.

Resposta: Sistema de Numeração Decimal Posicional. A origem do sistema de numeração que é atualmente utilizado na maioria das culturas contemporâneas do Ocidente é muito antiga. Surgiu na Ásia, há muitos séculos, no vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão.

Os número inteiros correspondem aos números positivos, negativos e o 0 (zero). Eles formam um conjunto numérico representado pela letra Z, em referência a palavra alemã Zahlen (números ou algarismos), Z = {... -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...}.

Um número decimal é formado por sua parte inteira e pela parte decimal. A parte decimal é organizada da seguinte maneira: décimo, centésimo, milésimo, décimo de milésimo, centésimo de milésimo e assim por diante.

Existem infinitos números decimais. Exemplos: 1,1 ; 1,11; 1,111; 1,42; 1,4232.

Os sábios da Babilônia foram os inventores da primeira numeração escrita estritamente posicional e o mais antigo zero da história. Por volta do ano 3000 a.C., os egípcios inventaram uma escrita e um sistema de numeração escrita, a numeração hieroglífica.

E a utilidade não estava só nos dedos das mãos: os dos pés muitas vezes também eram utilizados para contar. Isso fez com que muitos desses povos antigos começassem a agrupar quantidades de dez em dez, que é a soma dos dedos das mãos ou dos dedos dos pés. Outros agrupavam em vinte, a soma de todos os dedos.

Os sistemas de escrita numérica mais antigos que se conhecem são os dos egípcios e dos babilônios, que datam aproximadamente do ano 3500 a.C.. Os egípcio usavam um sistema de agrupamento simples, com base 10.

O maior é aquele que tem a maior parte decimal. É necessário igualar inicialmente o número de casas decimais acrescentando zeros. Exemplos: 0,75 > 0,7 ou 0,75 > 0,70 (igualando as casas decimais), pois 75 > 70.

Número decimal finito ou exato
Um número decimal é finito ou exato (tem um número finito de dígitos), quando é representado por uma soma com número finito de parcelas. Define-se uma fração decimal, como uma fração cujo denominador é 10 ou potência de 10: 1/10; 5/100, 3/1000, etc.

Para converter uma fração em um número decimal, dividimos o numerador pelo denominador.