Qual a origem dos jogos cooperativos?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Para Orlick (1978) os jogos cooperativos surgiram a milhares de anos, quando os membros das comunidades tribais se uniram para celebrar a vida. Alguns povos ancestrais e mesmo índios norte-americanos e brasileiros, tinham um modo de vida cooperativo.

Os Jogos Cooperativos surgiram há milhares de anos, quando membros das comunidades tribais se uniam para celebrar a vida. Em 1950 através do trabalho de Ted Lentz nos Estados Unidos, os jogos cooperativos começaram a se sistematizados.

Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. Seus objetivos focam na resolução de tarefas e desafios com a participação de todos.

No Brasil, Brotto introduziu os jogos cooperativos e criou junto com Gisela Sartori Franco, sua esposa em 1992, o Projeto cooperação – comunidade de serviços, dedicada à difusão dos jogos cooperativos e da ética da cooperação, por meio de oficinas, palestras, eventos, publicações e produção de materiais didáticos, ...

William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man.

Pesquisas realizadas revelam que a origem dos jogos surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.

Etimologicamente, o termo jogo advém do latim ludus, ludere, que designava movimentos rápidos, mas referia-se, também, à representação cênica, aos ritos de iniciação e aos jogos de azar.

Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento. Jogos são atividades estruturadas, praticadas com fins recreativos e em alguns casos fazem parte de instrumentos educacionais, onde são usados jogos para passar uma mensagem aos jogadores (vencedores e perdedores).

Ainda, Orlick (1989) menciona que os jogos cooperativos podem ter quatro tipos de classificação, tais como: jogos cooperativos sem perdedores, jogos de resultado coletivo, jogos de inversão e jogos semicooperativos.

Através da mesma, constatou-se que realmente os jogos cooperativos no ambiente escolar e em especial nas aulas de Educação Física, promovem a união, o companheirismo, a ajuda mútua e a integração de todos, sem distinção de raça, cor ou credo, buscando sempre a valorização de todos.

Os jogos cooperativos geram motivação, alegria, participação, união, criação, criatividade, contribuições de todos e atitudes de empatia, solidariedade, comunicação e cooperação, características fundamentais para que ocorra um processo de socialização com eficiência.

Verificamos que a maioria dos Jogos Populares tiveram sua origem ainda na antiguidade egípcia e greco/romana. Na Idade Média, muitos jogos surgiram e outros foram modificados a partir das transformações na sociedade e nos indivíduos.

O jogo cooperativo busca aproveitar as condições, capacidades, qualidades ou habilidades de cada indivíduo e aplicá-las em um grupo em prol de um objetivo comum. Gera motivação, alegria, participação, respeito às diferenças, união, criatividade, atitudes de empatia, solidariedade, comunicação etc.

As brincadeiras ao chegarem no Brasil trouxeram influencias de outros países como Europa, Portugal entre outros em relação a original, elas são realizadas em cada região de acordo com a cultura de seu povo, mas não deixando de serem tradicionais.

Com a miscigenação, as crianças que nasciam recebiam desde cedo à influência das culturas portuguesas, indígenas e africanas (apud MOURA, 2011). Os jogos e brincadeiras presentes na cultura portuguesa, indígena e africana acabaram por fundirem-se na cultura lúdica brasileira.

7 brincadeiras que dialogam com o território e a cultura brasileira

  1. Balanço de embira. O balanço é um brinquedo comum nos parquinhos da escola, mas por que não inovar e levar a brincadeira para outros espaços? ...
  2. Bicudas. ...
  3. Ciranda. ...
  4. Peteca de palha de bananeira. ...
  5. Pião de babaçú, tucumã ou cabaça. ...
  6. Amarelinha de dias da semana. ...
  7. Bila.

História do videogame: o primeiro jogo
Ralph Baer criou aquele que é considerado o primeiro console, mas antes disso, William Higinbotham produziu o primeiro jogo eletrônico. Ele foi batizado de Tênis Para Dois em 1958, nos Estados Unidos.

Se partirmos desta visão mais abrangente, podemos considerar que os primeiros jogos nasceram nas regiões do Egito e da Mesopotâmia. Curiosamente, esta é a região aproximada onde surgiu também a escrita. Por volta de 5.000 a.C a 4.000 a.C foram criados o Senet e o Jogo Real de Ur. Ambos eram jogos de tabuleiro.

Em 1958, William Higinbotham criou o primeiro jogo de videogame em um osciloscópio, uma máquina usada para testar circuitos eletrônicos. O jogo se chamava “Tennis for Two” e era uma versão simples do tênis de mesa.