Qual a origem do triângulo?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

O triângulo foi primeiramente documentado no contexto musical da Europa medieval, sendo conhecido pelo nome latino de tripos colebaeus.

Triângulo. Com uma estrutura simples de metal e o formato triangular vazado no meio, o triângulo é um dos mais conhecidos instrumentos musicais de São João! Ele dá o som metalizado e marca a percussão de diversos ritmos, principalmente o xote, o forró pé de serra,o baião e até as marchinhas.

A FAMÍLIA DA PERCUSSÃO - A família da percussão é bem grande, é formada por: tímpanos, tambor, bumbo, caixa, xilofone, triângulo, pratos e carrilhão, pandeiro, atabaque, timba, bateria, entre outros.

Sabe-se que o astrônomo grego Hiparco ( 190 a.C. - 125 a.C.), considerado o pai da Astronomia, foi quem empregou, pela primeira vez, relações entre os lados e os ângulos de um triângulo retângulo, por volta de 140 a.C. Daí, ser considerado o iniciador da Trigonometria.

Ninguém sabe ao certo quem o inventou originalmente, mas considera-se que seu criador começou a partir de um conjunto de motivos religiosos previamente existentes. O triângulo foi por muito tempo um símbolo da Santíssima Trindade Cristã, do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Também é sabido que entre 2000 e 1600 a.C. os babilônios já conheciam as figuras básicas (o retângulo, o quadrado e o triângulo) e calculavam sua área.

Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos.

Pode-se encontrar triângulos em construção de estruturas arquitetônicas (telhados, estruturas metálicas etc.), em objetos de uso diário e até nas artes plásticas.

Assim, são polígonos com três lados, três ângulos e três vértices. Um triângulo é um polígono que possui três lados e que necessariamente é uma figura plana cujos lados são segmentos de reta. Para ser polígono, esses segmentos de reta encontram-se apenas em suas extremidades, formando, assim, três vértices.

O triângulo é um polígono que possui três lados. Ele é o polígono mais simples, pois possui o menor número de lados. Os principais elementos dessa figura geométrica são os seus três lados e os três ângulos.

O triângulo em geral é tocado em todo tempo, sendo o primeiro toque mais curto, sendo abafado pela mão do músico. Já o segundo tempo é mais longo. Escrevemos sua notação adicionando um staccato no primeiro tempo. Já o agogô é intercalado nos contratempos podendo ser tocado no tempo mais forte como variação.

Na Internet ocorrem as formas "trianglista" e "triangulista" (esta aparentemente mais adequada).

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Quem toca triângulo, na verdade, é um percussionista e geralmente toca não apenas triângulo mas um grupo de instrumentos de percussão, que de um modo geral, ficam sempre responsáveis pela parte rítmica da música.

Não se sabe ao certo se o conceito da medida de ângulo surgiu com os gregos ou se eles, por contato com a civilização babilônica, adotaram suas frações sexagesimais. Mas os gregos fizeram um estudo sistemático das relações entre ângulos - ou arcos - numa circunferência e os comprimentos de suas cordas.

Foi na Grécia que a geometria se desenvolveu como uma forma de conhecimento organizada, sem a preocupação de ter aplicações úteis. Os gregos argumentavam de maneira ordenada e tentavam explicar os porquês pelo argumento mais conciso e lógico possível.

Os registros primordiais mais antigos da geometria podem ser atribuídos a povos primitivos, que descobriram triângulos obtusos no antigo Vale do Indo (ver a matemática dos harappeanos), e antiga Babilônia (ver matemática babilônica) em torno de 3000 a.C..

Se a soma entre os dois lados é igual ao terceiro, esse triângulonão pode existir. Além disso, as três desigualdades acima são conhecidas como desigualdade triangular. Não é necessário fazer as três somas para verificar a possibilidade de um triângulo existir. Basta fazer a soma entre os dois lados menores.