Qual a origem do termo ossos do ofício?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Pensa-se que a expressão ossos do ofício poderá ter a sua origem na antiga produção de papel ofício. Era usado pó de tutano, uma substância encontrada no interior dos ossos, para realizar o branqueamento das folhas Era um processo árduo e moroso.

A expressão "ossos do ofício" está correta, e a expressão "ócios do ofício", com os devidos acentos agudos, também. "Ocios do oficio", sem acentos, está errada.

Assim como todos os tecidos conjuntivos, os tecidos ósseos e cartilaginosos se originam do mesênquima. As células do mesênquima se multiplicam, diferenciam-se e migram para as regiões apropriadas para a formação do esqueleto. Nesse sitio a formação dos ossos se faz a partir da ossificação das cartilagens.

Osso: do Latim OSSUM. Músculo: por estranho que pareça, MUSCULUS em Latim queria dixer “ratinho”, de MUS, “rato” mais o -ULUS, sufixo diminutivo. Os romanos comparavam o movimento de um músculo retesado debaixo da pele a um ratinho se mexendo por baixo de um tecido.

Ela vem do latim ex officio, que significa "por lei, oficialmente, em virtude do cargo ocupado". Se diz que o ato de um administrador público ou de um juiz foi "de ofício" quando ele foi executado em virtude do cargo ocupado: sem a necessidade de iniciativa ou participação de terceiros.

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Ofício significa ocupação, emprego, função. É também uma atividade ligada a determinada profissão.

Estar um tempo sem ter relações sexuais, como quem estivesse roendo os restos de carne no osso. Exemplo 1: Conversa; - Você está de cueca? - Não, tô no osso!

ossoosso | n. m. | n. m. pl.

os ossos estão presentes como elemento de sustentação em todos os representantes do filo dos Cordados. além da função de sustentação, todos os ossos têm no seu interior a medula óssea vermelha, responsável pela produção das hemácias. o crescimento dos ossos depende, entre outros, de fatores genéticos.

Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.

O termo hebraico 'Etsem, que literalmente significa ossos, ganhou o significado metafórico de essência. A palavra aparece no relato do Gênesis, depois da criação da mulher, quando o homem, encantado com sua companheira, suspira e diz algo mais ou menos assim: “Agora sim.

Então me disse: 'Profetiza sobre estes ossos', e eu dize-lhes: 'Ossos secos, ouçam a palavra do senhor'. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: 'Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós e sobre vós estenderei pele, porei em vós o espírito e vivereis.