Qual a origem do termo Doces ou travessuras?

Perguntado por: ogalvao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

O termo 'Gostosuras ou Travessuras' vem do hábito de crianças se fantasiarem para sair de porta em porta atrás de doces (ou cometer travessuras, para os incautos que não se prepararam para receber os pequenos visitantes), espalhar enfeites e adereços "assustadores" pela casas e participar de festas a fantasia.

GOSTOSURAS OU TRAVESSURAS: a popular brincadeira infantil de pedir doces pelas casas teve origem no hábito dos antigos festivais de crianças que passavam pelas casas cantando rimas ou orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos como símbolo de que alguma alma havia sido liberada do purgatório.

E a tradição de “trick-or-treat”? A brincadeira de “doces ou travessuras” vem de um costume europeu em que no dia de Finados , os cristãos saiam em busca de “soul cakes” (bolos de alma) para dedicar aos falecidos. A cada bolo ganhado, a pessoa fazia uma oração para parente finado do doador.

substantivo feminino Ação de travesso, levado, arteiro, especialmente de crianças; traquinice. Malícia de criança; diabrura, traquinagem, arte. Comportamento desenvolto; brincadeira, agitação. Etimologia (origem da palavra travessura).

A tradição de doces ou travessuras, o chamado “trick or treat” em inglês, também veio de uma reimaginação de tradições antigas.

A brincadeira consiste em usar fantasias, bater nas portas das casas, dizer a frase ”trick or treat?”- doces ou travessuras? e esperar a resposta, ameaçando fazer alguma travessura, caso a pessoa negue as guloseimas.

2 diabrura, maldade, malícia, traquinice.

A tradução de TRICK OR TREAT em português ficou como DOCES OU TRAVESSURAS.

Segundo o portal Tecmundo, com os Estados Unidos se tornando independente no ano de 1776, os americanos decidiram dar uma característica própria ao tradicional Halloween e, ao invés de pedir comida e dinheiro, a tradição agora seria dizer “doces ou travessuras”.

As travessuras consistem em truques simples: encher a porta ou o jardim dos vizinhos de papel higiênico, jogar espuma na pessoa ou na porta da sua casa ou qualquer coisa simples que não seja vandalismo.

As travessuras são brincadeiras como dar sustos, jogar spray de espuma na frente da casa ou tocar a campainha da casa por várias vezes. Dependendo do vizinho, a travessura por ser mais travessa, como jogar farinha no carro ou bombardear a sua casa com ovos!

As crianças vão de casa em casa, fantasiados de bruxas, vampiros, fantasmas e perguntam 'trick or treat?'( doces ou travessuras?) . Normalmente as crianças ganham os doces. Contudo, se o morador não tiver doces ou ignorar o pedido, pode receber uma travessura.

Uma espécie de chantagem, que daí deu origem a o “doces ou travessuras”, ou em inglês, “Trick or Treat”. Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, é necessário deixar comida para eles.

1 sossegado, sério, quieto.

É isso que a arte tem a ver com a travessura: ela também requer imaginação, envolve ousadia, dá prazer, desperta os mais variados sentimentos.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

Os povos celtas acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderar dos corpos vivos. Por isso passaram a se fantasiar com apetrechos macabros e sombrios para impedir que os espíritos fizessem maldades e assim se defender dos mesmos.

No entanto, a brincadeira da “doçura ou travessura”, tal como a conhecemos hoje, surgiu na década de 1950, devido a uma campanha da UNICEF para coletar alimentos e rebuçados para as crianças mais pobres. O slogan da campanha sobreviveria ao tempo, associado à festa de Halloween, muito querida por todos da Funtastyc!

As comemorações de Halloween, com festas e crianças fantasiadas batendo na porta dos vizinhos propondo “doces ou travessuras” têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil. Esta prática foi popularizada principalmente pelas escolas de idiomas, que há muitos anos celebram o 31 de outubro do jeitinho americano.

A mais tradicional expressão de todas, trick or treat faz referência a “doces ou travessuras”.