Qual a origem do sobrenome Félix?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sobrenome latino (ibérico e italiano) com origem em uma alcunha ou cognome. Embora menos comum, Félix também pode ser encontrado entre ingleses, franceses, alemães e judeus asquenazes. Procede do latim felix, “fecundo”, “afortunado”, “favorecido dos deuses” ou “feliz”.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Caccini

Caccini. Mais um sobrenome bastante raro na Itália, ele alcançou aproximadamente 18 famílias, obtendo sua maior concentração na região de Milão. Pode derivar de um nome medieval italiano que é Caccino, um diminutivo de Caco.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

O antropónimo Félix pronuncia-se Félis, como ensina o "Vocabulário da Língua Portuguesa" de Rebelo Gonçalves.

Félix vem palavra latina que significa “feliz” ou “afortunado”. A versão feminina do nome é Felícia.

São Félix do Xingu é um município brasileiro do estado do Pará.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

O maior legado da família Médici é a cultura que eles inspiraram na Itália durante o Renascimento. Eles foram grandes mecenas da arte e da cultura, e isso resultou em uma época de grande florescimento intelectual na Itália.

7 sobrenomes raros no Brasil, mas populares no exterior

  • Lewis. O primeiro sobrenome tem duas origens. ...
  • Bianchi. O segundo sobrenome da nossa lista é Bianchi. ...
  • LeBlanc. Como podemos perceber, o próprio sobrenome já nos indica seu significado. ...
  • Antonelli. ...
  • Beaumont. ...
  • Vilas Boas. ...
  • Santoro.

Sofia e Leonardo se mantêm como nomes mais populares na Itália.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

De acordo com os dados encontrados, o nome mais popular do mundo é Sophia - junto com suas dezenas de variações, é claro. De origem grega, Sophia quer dizer sabedoria, sapiência.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Continuar lendo Que é a mãe de Félix?