Qual a origem do sobrenome Costa no Brasil?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

No Brasil. Alguns genealogistas acreditam que Costa era também adotado por pessoas que chegavam à colônia e se estabeleciam próximas ao mar – ao contrário das que iam para o interior e que adotavam o Silva. É um sobrenome também adotado por famílias de origem judaica e usado por cristãos-novos.

Costa: Significa “que vive na costa”, “que vive junto à encosta”, “que é natural do litoral”. Costa é um sobrenome toponímico presente especialmente em países como Brasil, Portugal, Espanha e Itália.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

shore s (plural: shores)
Caminhei até a costa para observar melhor o pôr do sol. I walked to the shore to better watch the sunset.

Segundo ele, os portugueses que atravessavam o Atlântico recebiam acréscimos ao sobrenome original. “Quem ficava no litoral incorporava o Costa; quem ia para o interior ganhava o Silva, de selva”, explica.

costas {f. pl.} costo {m.} costos {m.

O brasão da família Costa
No centro do escudo está uma faixa horizontal de cor azul. Na parte superior da faixa, está uma estrela de cinco pontas de cor dourada, e na parte inferior da faixa, há uma flor de laranjeira de cor branca. Na parte inferior do escudo, está um listel com o lema da família “Constante e fiel”.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Basta acessar o link familysearch.org/sobrenome, digitar o seu e pronto! Não precisa de login e você ainda pode compartilhar o resultado em suas redes sociais e baixar um infográfico como este abaixo! Basta clicar no botão Baixar o infográfico.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.