Qual a origem do povo Sami?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Os Sami são os habitantes originários da região norte dos Países Nórdicos.

A terra natal dos lapões ou samis inclui as áreas do norte da Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia, mas a vida nem sempre foi fácil para os seus habitantes.

Sami, o povo indígena da Noruega: língua oficial, Parlamento e muito mais. A Noruega tem duas línguas oficiais: norueguês e sami (Samisk).

Tradicionalmente, a culinária de Sápmi é baseada em materiais locais, como peixes, caça, renas e frutas. Bagas têm sido um alimento importante, porque outros tipos de vegetais não estavam disponíveis durante os longos invernos. Atualmente, as bagas fazem parte de delicados molhos e sobremesas.

Tradicionalmente, os Sami vivem em um grupo de famílias chamado de Siida, onde, os homens da família ocupam-se com os rebanhos, caça, e manufatura de barcos, trenós e ferramentas. Possuem um rico artesanato de objetos, acessórios, ferramentas e utensílios feitos de osso, madeira, chifres de rena e prata.

Aikanã é o nome de um dos cerca de quarenta povos indígenas que habitam o estado de Rondônia, principalmente na conhecida região do Guaporé, nas chamadas 'terras baixas' da Amazônia. O Rio Guaporé é o principal divisor entre as fronteiras desse estado com a Bolívia.

O povo Sami tem como uma das principais características o artesanato, fabricando artefatos a partir de elementos da natureza, eles tem também um grande especialidade com as renas, tendo mais de 200.000 renas no principal país onde ficam os Sami, na Noruega, a partir das rena, eles fabricam de tudo, desde ferramentas ...

O Sami é o único povo indígena da União Europeia. As lutas indígenas históricas, do passado até hoje, também existem para os Sami, mas diferem das que acontecem na América Latina.

  • Ávaros.
  • Trácios.
  • Ilírios.
  • Dácios.
  • Hunos.
  • Celtas.

De acordo com dados do Censo americano, há 574 tribos indígenas reconhecidas pelo governo federal. A população indígena no país é de cerca de 7 milhões, número que inclui pessoas que declaram pertencer a mais de uma categoria racial.

árabe

A língua oficial é o árabe, sendo o francês largamente utilizado. Nos centros turísticos são bastante falados o alemão, o italiano, o espanhol e o inglês. A moeda local é o Dinar da Tunísia (TND).

Dari é uma variedade de persa falada no Afeganistão, e é a primeira língua de cerca de 12,5 milhões de pessoas no Afeganistão e no vizinho Paquistão. Também é usado como língua franca em todo o Afeganistão. O Dari é parente próximo do persa iraniano, que é falado no Irã.

Com o passar do tempo, os índios colocavam a carne envolvida por folhas de vegetais e uma camada de barro batido. Com o calor, o material endurecia e depois era só quebrar, retirar e temperar com as cinzas (outra artimanha para driblar a falta de sal).

As atividades tradicionais dos lapões são a caça, a pesca, a agricultura e a criação de renas. Esta última implica por vezes uma vida nómada, conduzida por uma minoria. Todavia, hoje em dia a maior parte deste povo tem uma vida sedentária.

Os Yanomami são semi-nômades. Como sua alimentação depende do cultivo de roças suplementado pelos produtos da caça, da coleta de frutos e insetos, eles se mudam periodicamente quando a região circunvizinha diminui seu potencial produtivo13,15.

Os inuits ("o povo", na língua Inuktitut) são os membros da nação indígena esquimó que habitam as regiões árticas do Canadá, do Alasca e da Groenlândia. No século XV, os inuits estabeleceram os primeiros contatos com os baleeiros franceses e pescadores de bacalhau.

Tradicionalmente vestiam com toucados de penas, couro com franjas, missangas e mocassins. A “Dança do Sol” era um dos mais sagrados rituais dos Sioux e de todos os índios americanos.

Os Xerente exploram seu território através da caça e da coleta, tendo associado a agricultura complementar. Portanto, o território sempre foi a condição básica da subsistência. As atividades de pesca, caça e coleta estão intimamente ligadas com o grande conhecimento que o povo Xerente tem da natureza.

Continuar lendo Quem criou a Sami?