Qual a origem do povo germânico?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os germânicos habitavam o norte da Europa e tinham origem indo-europeia, portanto, eram povos originários da Ásia Central e do planalto iraniano que, no Período Neolítico, começaram a migrar e estabelecer-se em terras europeias e indianas.

Os germânicos ou germanos eram povos que habitavam o norte da Europa e mantiveram contatos regulares com os romanos a partir do século II a.C. Os romanos definiam-nos como bárbaros porque eles, apesar de muito influenciados pelos romanos, tinham uma cultura bastante diferente da romana.

Significado de germânico
Relativo à Germânia, posteriormente Alemanha, e a seus habitantes: povo germânico. Conjunto de línguas faladas por tribos germânicas, de que se originaram o inglês, o alemão, o neerlandês e as línguas escandinavas.

Entre os germânicos podemos encontrar uma grande variedade de povos, entre os quais podemos destacar os suevos, visigodos, vândalos, ostrogodos, saxões, anglos, burúngios e alamanos.

Entre todos os reinos bárbaros o reino Franco foi aquele de maior duração e, consequentemente, maior importância para a história européia. Formado a partir da ocupação do território da atual Bélgica pela dinastia merovíngia durante o reinado de Clóvis.

Eram chamados de bárbaros grupos de pessoas que tinham, além do idioma, outras diferenças em relação aos gregos. Eram povos com cultura, crenças religiosas e até formas de se vestir diferentes, também não tinham o mesmo tipo de governo, de educação e até de engenharia.

Quanto à religião, os germânicos eram animistas, isto é, adoravam as forças da natureza. Seu deus principal era Odin ou Votan, deus da guerra.

Entre o século V e o século VI, os povos germânicos adotam o cristianismo, e, no seio da sua civilização, fundem-no com a cultura germânica e com a cultura greco-latina, lançando as bases da cultura europeia ocidental.

Em 911, Conrado 1º, duque dos francos, foi eleito rei, sucedendo à dinastia dos carolíngios. Ele é considerado o primeiro rei alemão, apesar de o título oficial ter sido "rei franco", mais tarde "rei romano".

Segundo Tácito, Tibério temia que o povo de Roma soubesse da conspiração contra Germânico, mas sua inveja e temor da popularidade e do crescente poder de seu sobrinho o levaram a matá-lo.

houve, na verdade, uma troca cultural, sendo que ambos os lados assimilaram aspectos culturais um dos outros. a conversão dos bárbaros ao cristianismo estava relacionada a uma nova estratégia de expansão do Império Romano, adotada após o cristianismo ter se tornado religião oficial.

Um dos motivos era a pressão que essas tribos vinham recebendo do oriente, com os avanços dos hunos para o Ocidente. Saqueando e devastando as tribos que encontravam pelo caminho, os hunos fizeram com que os germanos adentrassem as fronteiras romanas, agindo também com violência contra os civilizados.

A Germânia era uma vasta região identificada pelos romanos como o território que se estendia do rio Reno às florestas e estepes do que hoje é a Rússia. Na Idade Antiga formou-se um grande império no continente europeu, Roma.

Deuses menores eram Baldo, Hermond, Tyr, Bragi e Forseti; Idun, Nanna e Syf contavam-se entre as deusas. O princípio do mal entre os deuses era representado pelo vigarista Loki. Não parece que muitas destas divindades tenham tido funções especiais; simplesmente aparecem como personagens das lendas.

Significado de Germânico
adjetivo Relativo à Germânia, posteriormente Alemanha, e a seus habitantes: povo germânico. Conjunto de línguas faladas por tribos germânicas, de que se originaram o inglês, o alemão, o neerlandês e as línguas escandinavas.

O Sacro Império Romano-Germânico era uma monarquia de caráter feudal que durou de 800 até 1806 na Europa Central e parte do Norte da Europa. No auge, incluía os atuais territórios pertencentes à Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, República Checa e República Eslovaca.

O que pode ser afirmado sobre os germânicos é que eles estavam divididos em vários povos, que falavam línguas ou dialetos aparentados. Entre esses povos, se destacavam os francos, os godos, os vândalos, os anglos, os saxões, os lombardos, entre outros.