Qual a origem do nome caxinguelê?

Perguntado por: amodesto8 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Do termo quimbundo kaxinjiang'elê, que significa rato de palmeira.

O grupo formou-se em 1984 em São Paulo e o nome Katinguelê significa criança que se inicia na capoeira. Que animal é Katinguelê? O serelepe ou caxinguelê é o nosso mais comum representante dos esquilos no Brasil.

[Brasil] Que ou aquele que é atraente, faceiro, gracioso, provocante. 2. [Brasil] Que ou aquele que é esperto, ágil, vivaço.

1. Cachangueiros. [Regionalismo] O mesmo que viciados em drogas, principalmente aqueles que cometem crimes para sustentar o vício.

O que é Garibaldo:
Sujeito feio, alto, magro e desengonçado.

II. Os gatos e cachorros são predadores dos pequenos animais silvestres. São os principais predadores de pássaros e pequenos roedores (caxinguelê).

Ainda de acordo com o biólogo, o serelepe (ou caxinguelê) é o nosso mais comum representante no Sudeste. É um animal ágil, com boa visão e audição. O roedor ocorre do sudeste da Bahia até o Rio Grande do Sul. Vive em árvores e se alimenta de frutos e sementes.

Comportamento Diurno, arbóreo e terrestre, solitário, ás vezes aos pares, locomoção rápida, fazem suas tocas em ocos de árvores. Alimentação Pequenas frutas e nozes. É frequente encontrar, no chão de matas, coquinhos com a marca triangular ou quadrangular deixada pelo caxingulê que se alimentou da semente.

A palavra "etimologia" tem origem no grego antigo etymología, que significa "estudo das verdadeiras significações das palavras". O termo é formado a partir de étymon, que significa "verdadeiro significado", e logia, que significa "estudo".

A Etimologia por trás da Etimologia
Em outras palavras, se trata então do estudo da origem das palavras e como essa mesma origem explica o real significado dos vocábulos.

Até agora, são 6 espécies novas para o continente, sendo 3 apenas no Brasil. Duas ocorrem no Leste do Pará, onde fica Belém, a capital do estado. Agência Museu Goeldi - Carismáticos e populares, os esquilos da América do Sul eram, até pouco tempo, ainda bastante desconhecidos do ponto de vista científico.

Jaburu é conhecido no Brasil como uma gíria para mulher muito feia ou pessoa que é desajeitada e esquisita, mas que também denomina uma espécie de ave (Jabiru mycteria) caracterizada por ter a plumagem do corpo branca e a cabeça negra.

Segundo o dicionário Michaelis, macetar é "golpear com maceta", um tipo de martelo. Ou seja, a gíria também pode fazer referência a uma relação sexual mais intensa, com força.

1. Chibica. [Regionalismo] Expressão de insatisfação, raiva e ira.

Na gíria do Sistema Penitenciário encontramos metáforas como areia (açúcar), botinha (cigarro com filtro), corneta (canudo para aspirar cocaína), giz (cigarro), dragão (isqueiro), falante (rádio), pavão (televisão), papagaio (rádio), pá (colher), agá (fingir algo), entre muitas outras.