Qual a origem do nome Austrália?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Quando se trata da origem do nome Austrália, pesquisamos e descobri- mos que vem da palavra em latim australis, que significa "austral", ou seja, "do sul"; e sua origem data de lendas do século II de "terra desconhecida do sul" (terra australis incognita).

Austrália (também chamada Austrália-Nova Guiné, Sahul, Meganésia, Grande Austrália, Australásia, ou Australinea) é um continente que compreende a parte principal de terra da Austrália, Nova Guiné, Tasmânia, e algumas ilhas menores, todas na mesma plataforma continental.

Assim, apesar das dimensões, o território australiano só foi sistematicamente explorado depois de 1770, ano em que o capitão inglês James Cook (1728-1779) "descobriu" a Terra Australis Incógnita.

A história da Austrália é marcada pelo processo de colonização e massacre dos aborígenes, povos nativos australianos que habitavam o território muito antes da chegada dos britânicos. Hoje são uma parcela muito pequena da população. Sua cultura exerce bastante influência no arcabouço cultural da Austrália.

É um nome com duas possibilidades de origem. Acredita-se que tenha surgido a partir do sobrenome inglês Sidney, formado pela união dos elementos do inglês antigo sid, que significa "largo" e eg, que quer dizer "ilha", significando "ilha larga".

Os aborígenes correspondem a 1% da população australiana e, assim como outros grupos indígenas, foram vítimas de massacres por parte dos colonizadores.

inglês

Com a presença forte do inglês como idioma oficial, a Austrália também tem em seu território diversas outras línguas faladas por seus habitantes, chegando a mais de 260 idiomas e dialetos. É o caso do mandarim, italiano, árabe, cantonês, grego e até mesmo português.

Consiste em um escudo com seis Estados australianos, rodeados por acácias douradas e guardados por animais peculiares da Austrália: o canguru e o emu (grande ave que lembra a ema brasileira).

É uma cidade deslumbrante e vibrante, construída à volta de uma das baias mais bonitas no mundo, com praias cintilantes e de fácil acesso ao coração da cidade. Com uma população aproximada de 4,5 milhões de habitantes, Sydney é a maior e a mais antiga cidade da Austrália, os primeiros colonos chegaram em 1788.

A Austrália é um símbolo da sobrevivência de culturas ancestrais, pois ainda abriga comunidades aborígenes que já existiam 60 mil anos antes da chegada dos europeus ao Novo Mundo em 1770. Hoje, o país é marcado pelo multiculturalismo, com forte presença das culturas indígenas e de imigrantes.

A economia da Austrália remete um pouco à brasileira, sendo marcada por quatro grandes áreas: a agricultura, a mineração, a produção de energia e o setor de serviços (também chamado de setor terciário).

Em 26 de janeiro de 1788, os britânicos começaram a construir uma colônia penal onde hoje fica a cidade de Sydney. Detentos deportados para lá foram os primeiros colonos do território, até então habitado por aborígines.

O território que hoje conhecemos como Austrália foi ocupado desde cerca de 40 mil anos atrás pelos chamados aborígenes.

Camberra

Camberra é a capital da Austrália. Com uma população de 450 mil habitantes, é a oitava cidade mais populosa do país. A cidade está localizada no extremo norte do Território da Capital Australiana, a 280 km a sudoeste de Sydney e a 660 km a nordeste de Melbourne.

Jansz navegou pelo Estreito de Torres, ancorou ao largo do Cabo York e tornou-se no primeiro europeu a desembarcar oficialmente na Austrália e a estabelecer o primeiro contacto com os aborígenes australianos.

Charles III

Porém, com o processo de colonização do país, ocorrido em 1758 pelos ingleses, deu-se início ao massacre das comunidades Aborígenes. Muitos eram forçados a trabalhar em lavoras sob regime de escravidão, os locais considerados sagrados foram destruídos pelos colonizadores.

Esse sobrenome tem origem irlandesa, sendo a forma anglicizada de Ó Leannáin, que significa "descendente de Leannán". Leannán significa "amante" em irlandês. Devido a isso, o sobrenome Lennon ganha o sentido de "descendente do amante". É um sobrenome comum em países, como, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos.

- Sid que significa "largo"; - e eg, que quer dizer "ilha".