Qual a origem do nome Anunciação?

Perguntado por: oparis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Do latim annuntiatio, anunciar. Refere-se ao episódio bíblico em que o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria que ela daria luz ao M Jesus. É mais usado no nome composto Maria da Anunciação.

São Gabriel

São Gabriel, o Anjo da Anunciação - Museu Calouste Gulbenkian.

26. Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi.

A solenidade da Anunciação do Senhor é a celebração do grande mistério cristão da Encarnação do Verbo de Deus. A data de 25 de Março está em função do Nascimento de Jesus, que é celebração exatamente nove meses depois. A catequese sempre fez coincidir a Anunciação e a Encarnação.

A anunciação do Senhor é a solenidade que, por excelência, expressa a vontade divina de querer dar-se a conhecer o homem e salvá-lo e, ao mesmo tempo, a disponibilidade do ser humano em acolher essa autorrevelação divina.

O dia 25 de março é marcado pela comemoração da solenidade da Anunciação do Senhor. A data, celebrada pela Igreja Católica nove meses antes do Natal, recorda o dia em que Maria, mãe de Jesus, deu seu 'sim' ao anjo Gabriel e concebeu a gravidez.

anjo Gabriel

Hoje, celebramos a festa da Anunciação do Senhor. O evangelho desta festa é tirado de Lucas 1,26-38. A cena que Lucas descreve é comovente: Maria recebe a visita do anjo Gabriel.

"Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma Medeiros.

A tradição iconográfica da Anunciação
É justamente a Encarnação do Cristo e sua entrada na história que legitima, para muitos teólogos, a representação do sagrado e a produção de imagens religiosas.

Da perspectiva religiosa, Anunciação é o nome pelo qual ficou conhecido o momento em que o Anjo Gabriel conta para a Virgem Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo. Além disso, a letra da música fala sobre sinais, sinos das catedrais, cavalo e manhã de domingo.

Gabriel é considerado o protetor daqueles que trabalham em comunicações, carteiros, embaixadores, jornalistas e mensageiros. A iconografia cristã descreve-o como um jovem efebo alado, que muitas vezes traz um lírio nas mãos, símbolo da Anunciação a Maria.

Arcanjo Gabriel
Em uma das missões mais importantes da história do Catolicismo, o arcanjo visitou a Virgem Maria e lhe explicou que ela era a escolhida para conceber Jesus Cristo e, assim, anunciou a encarnação do Filho de Deus, o Salvador.

A Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Existem aqueles que ainda fazem o jejum na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. O mais comum entre aqueles que praticam o jejum é de realizá-lo apenas na Sexta-Feira Santa. A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

"Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora das Candeias (a mesma da Candelária e da Purificação), Nossa Senhora Aparecida (que é a mesma Conceição), penso que são as mais importantes para o Brasil pela veneração que o povo lhes atribui", acrescenta o hagiólogo.

Jovem mártir da igreja, São Benjamim encarnou na vida as palavras do apóstolo Paulo aos filipenses, dando a sua vida pelo evangelho e conversão das almas. Naquela época, tensões políticas e religiosas, entre o rei persa e o domínio romano, desencadearam numa grande perseguição aos cristãos que durou cerca de três anos.

Rezar 9 Ave-Marias, em honra de cada um dos 9 meses em que Jesus esteve no ventre de Nossa Senhora, acompanhadas da seguinte jaculatória: Benditas sejam a Santa Gravidez e a Imaculada Conceição da Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, Mãe de Deus e Nossa Mãe.

Hoje é celebrada Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Origem da intercessão de Maria
Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

Segundo Mateus 1,18-24, Maria ficou grávida por obra do Espírito Santo. Como muitos noivos poderiam fazer, também José pensou em deixá-la, evitando denunciá-la, porque ela poderia ser apedrejada em praça pública. Mas Deus se antecipou para que José também não tomasse uma decisão precipitada.