Qual a origem do índio?

Perguntado por: hvasques8 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

Indígena significa "originário, aquele que está ali antes dos outros" e valoriza a diversidade de cada povo.

A origem remete ao Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México, em abril de 1940. Na ocasião, o evento reuniu autoridades de quase todos os países na região para discutir políticas em defesa dos povos indígenas.

Quando estamos falando de índios ou de indígenas, referimo-nos aos primeiros habitantes do Brasil. Eles eram os habitantes originais aqui presentes quando os portugueses chegaram, em 1500. Estima-se que, nessa época, havia de cinco a sete milhões de indígenas.

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram.

Segundo a maioria dos estudos, a ancestralidade europeia é a maior, seguida pela africana e por último a ameríndia, em todas as regiões do Brasil. A única exceção é a região Norte, onde a contribuição indígena é maior que a africana, mas menor que a europeia.

São índios, portugueses, africanos, árabes, italianos, espanhóis, alemães, japoneses e muitos outros povos que ajudaram a formar a população brasileira. Porém, dentre todos esses povos, pode-se destacar três nações que foram fundamentais na origem do povo brasileiro: os indígenas, os portugueses e os africanos.

Do gênero homo, o primeiro hominídeo seria o homo habilis, que viveu há 2,4 a 1,5 milhões de anos, fabricando instrumentos grosseiros de pedra, além de desenvolver uma linguagem rudimentar.

Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia. Isto teria criado o espaço para a passagem a pé entre a Ásia e a América, através do estreito de Bhering., localizado na região do estreito de Bhering, no extremo nordeste da Ásia.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

19 de abril

O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei 14.402/22, promulgada na sexta-feira (8) pelo presidente Jair Bolsonaro.

Acontece que a data, que teoricamente homenageia os povos originários e marca a sua luta pela sobrevivência desde a colonização do Brasil, deveria se chamar "Dia dos Povos Indígenas", de acordo com especialistas e estudiosos da história.

A data foi adotada no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943. Em 2022, através da Lei n.º 14.402, de 8 de julho, a comemoração passou a ser chamada oficialmente de Dia dos Povos Indígenas.

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada em 19 de abril. Celebra a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Foi criado, em 1943, por meio de um decreto do governo de Getúlio Vargas.

Os indígenas são os seres humanos que se estabeleceram no território nacional há milênios e estavam aqui presentes quando os portugueses chegaram, em 1500.