Qual a origem do ecletismo?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Como movimento artístico, o ecletismo ocorre na arquitetura no século XIX. Por volta de 1840, na França, em reação à hegemonia do estilo greco-romano os arquitetos começam a propor a retomada de outros modelos históricos como, por exemplo, o gótico e o românico.

Ecletismo é uma doutrina ou tendência que recolhe e seleciona elementos de outras teorias que parecem apropriados. A essência do ecletismo está na liberdade de escolher e conciliar vários estilos diferentes.

Arquitetura eclética é um período de transição da arquitetura que ocorreu entre o século XIX e as primeira décadas do século XX. Ele é marcado pela mistura de estilos arquitetônicos do passado para a criação de uma nova linguagem arquitetônica.

O ecletismo é um estilo arquitetônico idealizado na Europa e nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX e tem como principal característica a conexão de elementos de outros movimentos arquitetônicos com o objetivo de criar algo novo.

O ecletismo, segundo Tonet (1995, p. 35), se constitui “na liberdade de tomar ideias de vários autores e articulá-las segundo a conveniência do pensador, sem, contudo, verificar com rigor a compatibilidade de ideias e paradigmas diferentes, resultando numa verdadeira 'colcha de retalhos'”.

São Tomás de Aquino foi o principal filósofo dessa corrente.

O surgimento da arquitetura eclética
Conforme mencionamos, a arquitetura eclética surgiu por volta da metade do século XIX. O estilo, que mistura diversas vertentes, tem forte influência do seu período histórico, estando intimamente ligado às revoluções industriais da Europa e dos Estados Unidos.

O ecletismo é uma Doutrina religiosa que se cria baseada em sistemas doutrinário de outros, sem ter vida própria.

Uma pessoa eclética é aquela que possui várias linhas de pensamentos, não se restringe a apenas uma única opinião. É aquele que gosta de diversas comidas muito diferentes. Também gosta de praticar atividades totalmente opostas, como ir a um show de rock e, em outra ocasião, a um show de pagode, por exemplo.

O estilo eclético tem tudo a ver com harmonia e combinação de estilos diferentes. Combina texturas e cores contrastantes para criar uma decoração coesa e linda, tendo o seu espaço garantido nas opções dos maiores especialistas em design de interiores.

2. Que gosta de coisas e pessoas de natureza bastante diversa. 3. Que é composto de diferentes elementos, de tendências divergentes.

Eclético é aquele indivíduo que gosta e tem opiniões variadas sobre os mais diversos tipos de assuntos no mundo. Trata-se de uma pessoa que não se prende a apenas um estilo de música, comida, filmes, literatura, entre outros, mas que gosta e sente-se satisfeita em consumir de tudo um pouco.

O termo eclético é aplicado, sobretudo, aos representantes da filosofia helenística, aos neoplatônicos e filósofos renascentistas que procuraram conciliar o pensamento de diversos autores clássicos. ... A finalidade do ecletismo é atingir a verdade e harmonizar teorias que são opostas.

Eclética é o feminino de eclético.

Ecletismo da teoria neoclássica
Trata-se de um movimento de agregação de idéias. Devido a esse ecletismo, a Teoria Neoclássica se afigura como uma Teoria Clássica atualizada e dentro do figurino eclético que define a formação do administrador na metade final do século XX.

Diferentemente do pluralismo, o ecletismo defende a ideia de que é possível explicar à sociedade e seus fenômenos conciliando pontos de vista inconciliáveis, portanto, sem valores de base partilhados. Em resumo, o Ecletismo busca harmonizar correntes teóricas incompatíveis, tais como o positivismo e o marxismo.

Abordagem filosófica que consiste na apropriação das melhores teses ou elementos dos diversos sistemas quando são conciliáveis, em vez de edificar um sistema novo.