Qual a origem do diaconato?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa "atendente" ou "servente". De acordo com a doutrina, o diácono católico é o "servo de Deus", espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, conforme as necessidades da igreja.

Este versículo em outras versões da Bíblia
13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si um lugar honroso e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

1. Dignidade de diácono. 2. A segunda das ordens sacras conferida ao diácono.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

São os sete: Estevão, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau.

Existem dois tipos de diáconos: o diácono transitório é aquele que recebe o sacramento da ordem no grau de diaconato para depois receber o segundo grau e tornar-se presbítero, ou padre, conforme costumamos dizer; e o diácono permanente, que sendo casado, não pode ascender ao grau superior, ficando permanentemente como ...

Atualmente, 1.829 diáconos são filiados à Comissão Nacional dos Diáconos (CND) no Brasil, o que representa 10% do total de padres do País. O número verdadeiro, no entanto, pode ser duas vezes maior, segundo a CND, já que muitos ainda não se filiaram à instituição.

O diácono, seja ele permanente ou transitório, não é um submisso do padre. Ele contribui, assim como o presbítero, no ministério do epíscopo. O diaconato transitório se refere ao sacramento ministrado àqueles homens idôneos, preparados e solteiros, que visam o segundo grau da ordem – o presbiterado.

Dia do Diácono – 10 de Agosto.

O papel bíblico dos diáconos é cuidar das necessidades físicas e logísticas da igreja, de modo que os presbíteros possam se concentrar no seu chamado primário. Essa distinção é baseada no padrão encontrado em Atos 6.1-6.

Alguns requisitos básicos para iniciar este proceso são: ter um diploma do ensino médio ou GED. ser um membro Metodista Unido por pelo menos um ano. ser batizado.

A princípio, para a formação ao diaconato permanente o período é de quatro anos, mas pode atingir 5 anos, dependendo do período de estágio que pode se estender pelo segundo ano. O primeiro ano compreende o acompanhamento dos candidatos, chamado de período propedêutico, que trata-se do discernimento vocacional.

Ela é um primeiro reconhecimento oficial dos sinais positivos da vocação ao diaconato, que deve ser confirmado nos anos sucessivos da formação. O programa de formação deve durar pelo menos três anos, para além do período propedêutico, para todos os candidatos. (Cf.

O obreiro tem a finalidade de servir no reino de Deus. Nas igrejas é o auxiliar do pastor, é visto como uma autoridade espiritual e eclesiástica.

As ordens maiores eram compostas por subdiácono, diácono, sacerdote e bispo (por esta ordem hierárquica); as menores por ostiário (ou porteiro), leitor, exorcista e acólito.

1. Operário; trabalhador. 2. [Figurado] Pessoa que coopera para um fim útil.