Qual a origem do conhecimento a priori?

Perguntado por: dfrutuoso4 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Em Filosofia, a locução a priori faz referência ao conhecimento adquirido sem contar com a experiência, que se adquire mediante a dedução. A investigação do homem em torno do conhecimento é antiga. Várias teorias filosóficas tentam desvendar os problemas.

Kant, ao desenvolver sua teoria de conhecimento, colocou que o conhecimento científico, embora baseado na experiência, resultava em verdades universais e necessárias, isto é, a priori, o que denominou de conhecimento sintético a priori.

As formas a priori do entendimento são divididas em categorias que ficam a cargo de pensar os fenômenos. Existem doze tipos de formas a priori do entendimento e são organizadas em quatro categorias: quantidade, qualidade, relação e modalidade.

O conhecimento tem origem na experiência. É a partir dos sentidos e das percepções que nos relacionamos com o mundo e podemos conhecer alguma coisa.

A priori é uma locução adverbial da língua latina, que não se encontra no dicionário da língua portuguesa, mas é muito usada para indicar “aquilo que vem antes de”. Ex.: Sobre a vitória nas eleições, a priori, não é possível tirar conclusões.

Raciocínio que utiliza o método exatamente contrário ao do argumento a posteriori. É o argumento dedutivo, que parte do geral para o particular, da causa para o efeito. Não se funda nos fatos ou em dados concretos, mas na razão e na regra abstrata.

Em Kant, há duas principais fontes de conhecimento no sujeito: A sensibilidade, por meio da qual os objetos são dados na intuição. O entendimento, por meio do qual os objetos são pensados nos conceitos.

Os conhecimentos que o ser humano possui provém da experiência, no entanto há um conhecimento que independe dessa experiência e também independe das impressões dos sentidos, a esse denomina-se “a priori”, sendo esse conhecimento algo contrário ao que é conhecido como “a posteriori” o qual é um conhecimento empírico ( ...

No campo moral, Kant formulou uma teoria chamada Metafísica dos costumes, baseada no imperativo categórico, que tenta desfazer qualquer relativismo moral empregando forças para descobrir as máximas ou leis morais universais.

Principais Ideias de Kant
Kant revela que o espírito ou razão, modela e coordena as sensações, das quais as impressões dos sentidos externos são apenas matéria prima para o conhecimento. O julgamento estético e teleológico unem nossos julgamentos morais e empíricos, de modo à unificar o seu sistema.

"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele." (Kant)

A partir de elementos anteriores: 1 à partida, por dedução, por suposição, por pressuposição.

A posteriori significa depois da experiência, com apoio nos fatos. A priori é o contrário de a posteriori. Quer dizer antes da experiência, sem apoio nos fatos.

Para facilitar a compreensão, nos deteremos nos seguintes tipos de juízo: o juízo de fato, o juízo de valor e os juízos kantianos.

A Teoria do Conhecimento, também chamada de Gnosiologia, é o campo da Filosofia que se dedica ao estudo do conhecimento e a capacidade que o ser humano tem de atingi-lo por ele mesmo. Por esse motivo, a teoria do conhecimento também pode ser de interesse da psicologia.