Qual a origem do conceito de progresso?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Em historiografia e em filosofia da história, o progresso (do latim Progressus, "um avanço") é a ideia de que o mundo pode se tornar gradativamente melhor no que diz respeito à ciência, tecnologia, modernização, liberdade, democracia, qualidade de vida, etc.

As conseqüências negativas do progresso, transformado em discurso hegemônico, acumulam um passivo crescente de riscos graves que podem levar de roldão o imenso esforço de séculos da aventura humana para estruturar um futuro viável e mais justo para as gerações futuras.

O método conhecido com Progresso Contínuo, que consiste em criar equipes que liberem o poder dos seus membros, poder que vem do conhecimento, experiência e motivação interna.

O conceito de progresso pode ser entendido como o avanço ou evolução em uma determinada área, seja ela social, econômica, tecnológica, científica, entre outras. O progresso está relacionado ao desenvolvimento e melhorias que ocorrem ao longo do tempo.

A frase "Ordem e Progresso" foi inspirada em um lema do positivismo, corrente filosófica popular na época da criação da bandeira nacional, no final do século 19. A frase original do filósofo Augusto Comte, dizia "Amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."

Progresso, quando se trata de um fenómeno qualitativo, significa sempre um melhoramento. Trata-se de uma mudança definida como desejável, de acordo com determinados juízos de valor. É um movimento social orientado no sentido de objetivos considerados preferíveis.

O conceito de progresso é filosófico na sua capacidade de contrapor-se ao movimento da sociedade no passo mesmo em que o articula. Derivado da sociedade, ele reclama a confrontação crítica com a sociedade real. Indelével nele é o momento da redenção, por secularizado que esteja.

O progresso social é a evolução da sociedade em direção a um cenário ideal, que tem um impacto positivo no bem-estar dos membros desse grupo social. Portanto, graças a esse progresso, as pessoas podem ter um melhor padrão de vida.

“O progresso é o desenvolvimento da ordem”. Duas das máximas mais importantes de Augusto Comte, filósofo francês, nascido no ano de 1798, demonstram claramente algumas das idéias básicas da doutrina positivista, e sua influência na construção do Brasil Republicano.

O pensamento positivista postula a existência de uma marcha contínua e progressiva e que a humanidade tende a progredir constantemente. O progresso, que é uma constatação histórica, deve ser sempre reforçado, de acordo com o que Auguste Comte, criador do positivismo, chamou de Ciências Positivas.

A ideia de progresso depende do avanço razoável ou judicioso da razão; a realidade do desenvolvimento humano depende, por um lado, da superação da ignorância, da intolerância e da opressão, e, por outro, do aumento do bem-estar, da redução da desigualdade política e econômica e da proteção do meio ambiente.

Enquanto o termo progresso se refere a um processo que leva para a frente, numa linha horizontal, a evolução representa o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a consolidação, no caso do saber, em um nível ou patamar superior ao anterior, representado em uma linha vertical.

A evolução está usualmente ligada ao sentido genético, hereditário ou de surgimentos de (novas) espécies. O progresso, por sua vez, resulta da busca, consciente ou instintiva, de melhorias e avanços; quando aplicado ao sentido espiritual, inevitavelmente cairá sobre o viés moral.

Para Nietzsche, a ideia de progresso é uma fabulação decorrente de uma má interpretação existencial da vida, pois tal conceito não representa necessariamente desenvolvimento vital e aprimoramento das forças criativas do ser humano, significando talvez o seu declínio orgânico e um distanciamento valorativo da ...