Qual a origem do capital investido na produção cafeeira?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 15 votos

De acordo com Afrânio Mendes Catani (1998), o capital investido na empresa cafeeira tem a sua origem no capital que foi acumulado internamente. Capi- tal esse transferido do comércio de mulas, capital usurário urbano, tráfico negreiro dentre outros.

Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização. Desde a segunda metade do século XIX, ainda na época do Segundo Império, a imigração de estrangeiros, sobretudo europeus, foi fomentada pelo governo brasileiro.

A economia cafeeira sustentou financeiramente o Brasil durante o Segundo Império, sendo ainda a fonte de acumulação de capitais necessários ao posterior processo de industrialização da economia nacional. Mas qual outro setor foi estimulado com a economia cafeeira? Setor de transportes marítimos.

Por sua vez, o capital investido é o total dos recursos que foram investidos na empresa, tanto de sócios quanto de outras fontes, como empréstimos, fornecedores, e assim por diante. Para obter esse valor, basta somar o passivo e o patrimônio líquido, que você encontra no balanço patrimonial da empresa.

Inicialmente, os capitais investidos nos primeiros engenhos foram emprestados por holandeses, italianos e portugueses. Mas, algum tempo depois os senhores de engenho já produziam açúcar com capitais próprios.

Não restam dúvidas de que a economia cafeeira foi responsável pelo surgimento do capital industrial e da grande indústria no Brasil na medida em que gerou o capital monetário necessário para o início da industrialização.

Três Pontas

Três Pontas, a capital mundial do café

O café possibilitou acumulação de capital, determinando uma grande capacidade para importar diversos produtos. Esta capacidade atendia a demanda dos capitalistas, suas necessidades de bens de capital e insumos para o desenvolvimento do país.

A força de trabalho utilizada na produção do café foi inicialmente a de africanos escravizados e, até o fim do Império, eles compuseram a maior parte da força de trabalho nos cafezais.

Boa parte dos lucros do café foi investido na indústria, principalmente de São Paulo e Rio de Janeiro, favorecendo o desenvolvimento deste setor e a industrialização do Brasil. Muitos imigrantes europeus, principalmente italianos, chegaram para aumentar a mão de obra nos cafezais de São Paulo.

a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização. a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista. o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.

surgiu no Brasil a partir de 1885. da divisão social do trabalho constituíram as condições sociais da industrialização brasileira. industrialização, principalmente, depois da crise econômica de 1875 e da crise de superprodução de café de 1880-1886.

O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

O café foi o principal produto de exportação da economia brasileira durante o século XIX e o início do século XX, garantindo as divisas necessárias à sustentação do Império do Brasil e também da República Velha.

Como falamos acima, o custo de capital é uma espécie de indicador usado na gestão financeira para entender qual a taxa mínima de retorno esperado que negócios devem alcançar antes de passarem a gerar valor. Em outras palavras, o retorno financeiro sobre o que foi gasto.

O Capital é o valor aplicado através de alguma operação financeira. Também conhecido como: Principal, Valor Atual, Valor Presente ou Valor Aplicado. Em inglês usa-se Present Value (indicado pela tecla PV nas calculadoras financeiras). Juros representam a remuneração do Capital empregado em alguma atividade produtiva.

Entende-se por Remuneração do Capital o valor em percentual que se aplica sobre o capital investido na concessão do serviço. A taxa de remuneração é o que torna um empreendimento atrativo ou não a um determinado nível de risco e dimensão do negócio.

A origem do capital investido inicialmente foi de iniciativa privada uma vez que o sistema de capitanias hereditárias, já usado por Portugal em anteriores colônias, visava isentar o governo de custos com a colonização.

Fundada em 1549, Salvador (BA) se tornou a primeira capital do país por estar localizada em área de maior extração de pau-brasil e por ser a principal produtora de açúcar. A cidade também tinha como ponto forte a sua localização, que facilitava a exportação desses produtos para outros países.

Teve início a partir da fixação do colono português no litoral brasileiro, em 1530, quando foram criadas as capitanias hereditárias como forma de organização política e territorial. A empresa açucareira brasileira foi, durante os séculos XVI e XVIII, uma das maiores atividades econômicas agrícolas do mundo ocidental.