Qual a origem do caldo de sururu?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O mexilhão que é bastante típico na costa nordestina do Brasil e também conhecido como Sururu, é o ingrediente principal para receitas tradicionais de Alagoas, como o Caldo de Sururu ou a Moqueca de Sururu.

O sururu é um fruto do mar muito parecido com a ostra. Por ser muito comum no Nordeste, ele originou algumas receitas por lá. O caldinho de sururu é a mais famosa e a receita dessa delícia você confere aqui.

Um dos ícones da identidade alagoana, o sururu é um molusco encontrado em abundância no estado e que tem um grande consumo, sendo referência na culinária do estado. Em 2014, ele foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual da Cultura como Patrimônio Imaterial de Alagoas.

Auxílio no combate à anemia
Sendo assim, associar o consumo do sururu à suplementação natural de ferro promove o melhor desenvolvimento, principalmente, em crianças e gestantes, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar o sistema cognitivo.

Sururu é um marisco, que quando dentro da concha – o capote – parece com a casca de um bicho. Retirado da lama preta das lagoas, numa lata, o marisco é caprichoso, só se reproduz se o nível de salinidade for o ideal.

Basta temperar e ferver o sururu e depois incorporar a moqueca. Para finalizar, use cebolinhas ou coentro, que dão um sabor forte e contrastante. Em menos de meia hora, você pode preparar um delicioso caldo de sururu. Basta bater os temperos no liquidificador com leite de coco e azeite de dendê.

Além de ser fonte de vitaminas importantes, o sururu é rico em diversos sais minerais: cálcio, ferro, magnésio, potássio sódio e iodo. Em conjunto, esses nutrientes são indispensáveis para a saúde dos ossos, músculos, do coração e bom funcionamento do metabolismo.

O camarão, com casca, o sururu e o maçunim podem ser encontrados a partir de R$ 20, o quilo.

O sururu (da língua tupi, significando "escorrido", do verbo sururu: "vasar", "derramar") é uma espécie de mexilhão; um molusco bivalve marinho, costeiro e estuarino, da família Mytilidae, cientificamente denominado Mytella strigata (no passado, também denominado Mytella charruana ou Mytella falcata, por Alcide ...

O caldo de sururu é um preparado delicioso que é muito popular nos botecos da Capital da Bahia. Algumas pessoas afirmam que o caldo é um afrodisíaco natural, sendo também muito gostoso em dias de temperaturas baixas. O sururu, que é um tipo de marisco semelhante ao mexilhão, é o protagonista dessa receita maravilhosa.

O Sururu, de Maceió-AL, é um prato típico registrado por sua importância gastronômica. Descrição: O sururu, molusco bivalve pertencente à família dos Mytilcidas, é parte da composição da paisagem alagoana.

O que é Mexilhão-das-pedras:
Nome popular de um molusco marinho,o mesmo que sururu.

Adicione o sururu e deixe cozinhar, em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até encorpar. Retire do fogo e sirva em seguida.

Estudos realizados anteriormente comprovam que há inúmeras possibilidades para o uso do componente principal que compõe a concha do sururu, exemplos como: blocos de cerâmica, blocos e pavimentações na construção civil, adubos, talcos, cimento, concreto, rações, tijolos.

Alimenta-se de algas microscópicas e de alguns tipos de material orgânico. Um indivíduo adulto da espécie tem a capacidade de filtrar até 100 litros de água por dia, utilizando brânquias como uma estrutura digestora e respiratória.

Quando o peixe cheira mal, pense muito bem antes de consumir e continue inspecionando o marisco um pouco mais. Além do cheiro, outra forma de identificar marisco em mau estado é por seu aspecto. O marisco deve estar úmido, suave e também ligeiramente firme ao tato.