Qual a origem de virtude?

Perguntado por: izanette . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A virtude, tem origem na Grécia com a palavra areté, que também pode ser traduzida como excelência. Foi traduzida para o latim como virtus, que é a sua raíz em português. Vale salientar que nas culturas orientais a noção de virtude surgiu no séc. XX a.C. como a capacidade de realizar ou oferecer vida.

A palavra virtude deriva do termo grego aretê e se refere ao conceito de excelência. As chamadas Virtudes Cardeais foram definidas por Platão no livro IV da República e são: Prudência (sabedoria), Justiça, Temperança e Fortaleza (Coragem, Força). O texto diz que essas são as virtudes centrais do ser humano.

Por causa de; em consequência de.

A primeira virtude do filosofo, dizia Platão é o espanto, a curiosidade insaciável, a capacidade de admirar e problematizar as coisas.

Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Hoje, ao fazer minha meditação diária, reencontrei essas virtudes registradas em I Tessalonicenses 1:3, que diz: “Lembrando-nos, da operosidade da fé que vocês têm, da dedicação do amor de vocês e da firmeza da esperança que têm em nosso Senhor Jesus Cristo”.

Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

A virtude da Fé é própria dos viajantes e peregrinos. Assim são chamados os que ainda vivem neste mundo, onde temos por obrigação trabalhar para alcançar a Pátria verdadeira, no Céu. A Fé, sendo um conhecimento obscuro de Deus, nos faz conhecer com um véu impedindo a visão total.

As virtudes morais crescem pela educação, pelos atos deliberados e pela perseverança no esforço. A graça divina as purifica e eleva. As virtudes humanas se fundem nas virtudes teologais, que se referem diretamente a Deus. São elas: fé, esperança e caridade.

Paciência é uma virtude do ser humano baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando um indivíduo suporta situações desagradáveis, injúrias e o incômodo de terceiros sem perder a calma e a concentração. A paciência é principalmente baseada na tolerância com os erros alheios ou diante situações e fatos indesejados.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações.

Valor ou qualidade: 1 valor, qualidade, atributo, dom, dote, predicado, riqueza, faculdade. Dignidade: 2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.

A maior virtude de um homem não é apenas conhecer pessoas, mas sim conquista las. Uma das maiores virtudes que um homem ou mulher podem desenvolver no decorrer de sua vida, é a prática da simplicidade e da humildade, pois delas, derivam todas as demais qualidades e características louváveis no caráter de álguém.