Qual a origem de pedir bênção aos pais?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

A benção é bíblica, e vem desde o Velho Testamento: Gêneses 1:22, Levítico 25:21. No Novo Testamento, Mateus 14:19. E não é nem remotamente nordestina, tem no mundo todo e ainda é usada entre cristãos.

No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.

“Bença pai, bença mãe”, era assim falando num português simplório, que nós nos dirigíamos aos nossos pais ao deitar-nos, ao levantar ou quando saíamos para algum passeio ou viagem que demandava mais tempo.

Alguns consideram as bênçãos da Bíblia uma transferência do poder da alma de uma fonte para outra. Segundo essa visão, quando Deus abençoa uma pessoa, Ele aumenta o poder da alma. O homem pode então promover sua própria riqueza e fertilidade usando esse poder expandido da alma.

Benzer é o ato de abençoar alguém ou algo, com o objetivo de afastar o mal de todas as origens. A palavra vem de "tornar bento", e isso vale para quem aplica a benzedura e para quem recebe. Afinal, quanto mais abençoamos, mais abençoados seremos.

A bênção vinda dos pais é a própria graça de Deus sobre Seus filhos.

  1. Filho: Sua bênção, pai! Durma com Deus!
  2. Pai: Deus o abençoe, meu filho! Durma com Deus também.
  3. Filho: Amém. Sua bênção, mãe! Durma com Deus! Amém. Boa noite para todos.

Há uma visão de Deus para as gerações. As gerações são importantes e significativas para os planos de Deus. Elas foram e continuam sendo uma orquestração do Deus poderoso. Por isso, abençoe seus filhos, abençoe sua geração.

Também se pode pedir a bênção a toda e qualquer pessoa. A bênção não é propriedade da pessoa, mas de Deus. Quem abençoa é Deus, utilizando-se de cada um de nós, da nossa boa intenção de intercessores dizendo “Deus te abençoe”.

O Catecismo da Igreja Católica ensina nos números 1078 e 1079: “Abençoar é uma ação divina que dá a vida e de que o Pai é a fonte. A sua bênção é, ao mesmo tempo, palavra e dom. Aplicada ao homem, tal palavra significará a adoração e a entrega ao seu Criador, em ação de graças.

a língua original do livro de Números, a palavra bênção. significa submeter-se, honrar um superior, falar bem, exaltar, agradecer.

Àwúre é a palavra correta, sem tirar e nem por, para pedir bênção em Yorùbá. Sua resposta é Wúre mi (Minha bênção!)

Deve-se pedir a benção de filhos para pais, para avós, de netos para avós, sobrinhos para tios, e assim por diante. Importante é que esse ato seja transmitido e mantido vivo em nossa sociedade.

Abençoar a nova vida que os filhos terão é um ingrediente fundamental para o sucesso do novo casal. Abençoar é apoiar, elogiar, ter bons olhos, principalmente na hora das dificuldades. Amaldiçoar é fofocar, julgar, comparar, criticar, mesmo que a pretexto de estar sendo verdadeiro.

Êxodo 20:5-6 diz assim: “Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.”

Salmo 93 - Bênçãos para a família.

Nesse dia, as comunidades realizam a tradicional 'bênção de São Brás' ou 'bênção da garganta', que se faz cruzando duas velas sobre a garganta e rezando a oração: Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

O ritual de benzeção realizado tanto na Umbanda, quanto pelas benzedeiras e benzedores, traz a cura como o realinhamento entre o espírito e o corpo físico, desse modo, como se fundamenta o conceito de saúde-doença, para os rituais do benzimento?

O 'benzimento' é forma antiga no tratamento de várias doenças, utilizada na Europa desde a Idade Média. No Brasil, os benzedores surgiram a partir do século XVII.

Benzedeiras ajudam a cuidar do corpo e da alma em unidades de saúde. Espinhela caída, quebranto, mau olhado. Quem é do interior, provavelmente, já ouviu essas expressões e, na sequência, um conselho: é melhor se benzer. O costume, porém, também tem seu espaço na cidade grande.

Sabendo da promessa, Rebecca e Jacó enganaram e mentiram para Isaque para receber sua benção. Gênesis 29: 18.