Qual a origem das frentes frias?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.

Em termos mais técnicos, a faixa de transição entre massas de ar frio das regiões polares, que se deslocam em direção às regiões tropicais (mais quentes), é chamada de frente fria.

A frente quente forma-se quando o ar quente avança sobre a região que era ocupada pelo ar frio, formando áreas que são posteriormente aquecidas. Quando uma frente fria se aproxima, esta empurra o ar quente para a frente e para cima, formando nuvens densas que originam chuvas e temporariamente trovoadas.

FRIO – vem do Latim frigus, “frio, geada”. Desta palavra vieram refrigério, “ato de refrescar-se, alívio, consolo” e refrigerador e refrigerante, que não precisamos explicar. GELO – do Latim gelus; era usada para dizer tanto “gelo” como “frio intenso” como “geada” e “caramelo, revestimento doce”.

Passagem de frente fria provoca chuva sem grandes impactos e fenômeno conhecido como temperaturas máximas e mínimas invertidas.

Quando a massa de ar frio é que provoca o recuo de uma massa de ar quente, formam-se então as frentes frias, provocando rápidas quedas de temperatura, com chuvas e trovoadas que podem ser bem rápidas, dependendo da velocidade com que a frente fria se desloca.

Existem, nesse sentido, as chamadas frentes frias e frentes quentes, resultantes dos fenômenos ocasionados no momento do encontro entre massas de ar distintas. Frentes frias – ocorrem quando uma massa de ar frio provoca o recuo de uma massa de ar quente em função de sua pressão atmosférica.

Entre maio e junho haverá uma forte frente fria, que chegará pelo Centro-Oeste e parte do Sudeste, pois além de forte será continental, além de outra mais forte frente fria em meados de junho também, segundo alguns modelos meteorológicos.

São fatores geográficos capazes de modificar o clima, pois influenciam os elementos climáticos. Os principais são: altitude, latitude, continentalidade, maritimidade, massas de ar, correntes marítimas, relevo, vegetação e urbanização.

A sensação de frio está associada a processos endotérmicos. Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. É o caso, por exemplo, das combustões.

Se só houvessem frentes frias, iriamos apenas ter um clima, ou seja, seco e frio. Se só tivéssemos frentes quentes, só teríamos um clima úmido e quente. E aí a importâncias dela é para alternar entre frio e quente, seco e úmido.

Uma frente fria ocorre quando uma massa de ar frio encontra e empurra uma massa de ar quente, ocasionando nevoeiro, chuva e queda de temperatura. E uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente encontra uma massa de ar frio que estava estacionada sobre uma região, provocando aumento da temperatura.

  • frigidíssimo.
  • friíssimo.

1 álgido, fresco, gelado, gélido.

cold adj. Eu estou com frio, preciso de um cobertor. I am cold, I need a blanket.

Massa polar atlântica

- Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura.

Frentes são zonas de transição entre duas massas de ar com temperaturas e densidades diferentes. Elas estendem-se não só na horizontal mas também na vertical. Quando uma massa de ar se desloca, a sua parte dianteira passa a ser conhecida como frente.

Quando a massa de ar fria avança por uma massa de ar quente, há o que chamamos de frente fria ou chuva de frente fria. Quando a massa de ar quente avança por uma massa de ar fria, há ocorrência da frente quente, ou chuva de frente quente. As principais características da chuva frontal são a duração e a intensidade.

As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.

Significado de Frente
substantivo feminino Lugar situado na parte dianteira de: os lugares da frente são melhores. A parte anterior de; que se opõe à traseira: a frente do carro. Frontaria; a parte dianteira, anterior de um edifício: pintava a frente da casa.