Qual a origem das cartas de baralho?

Perguntado por: epadilha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Acredita-se que o baralho foi criado pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Assim, Gringonneur teria criado o baralho para representar as divisões sociais da França através dos naipes.

Em nota disse: “Cabe-nos, por razões éticas e evangélicas, alertar que o jogo de azar traz consigo irreparáveis prejuízos morais, sociais e, particularmente, familiares.

Assim, as primeiras cartas foram escritas com um material chamado de papiro, um tipo de papel feito com uma planta chamada papiro e que serviu de suporte para as pessoas escreverem e enviar mensagens muitos anos antes da existência da bíblia, ou seja, 3.000 anos antes de Jesus nascer.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

Jogos de baralho, como canastra, truco e outro também são considerados jogos de azar, porque apesar da habilidade do jogador influenciar um pouco, a sorte das cartas que determina o resultado. Agora, jogos como xadrez, dama e outros não considerados, eis que a habilidade do jogador influencia 100% do resultado.

França

Acredita-se que o baralho foi criado pelo francês Jacquemin Gringonneur, sob encomenda do rei Carlos VI de França. Assim, Gringonneur teria criado o baralho para representar as divisões sociais da França através dos naipes.

Não se sabe ao certo quando elas surgiram, mas os reis do antigo Oriente Médio já escreviam cartas. Por ser também um dos registros mais antigos, alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares.

O baralho foi introduzido por mercadores Árabes na Europa durante o século XIV e acabou se desenvolvendo diversas versões em cada país, porém o modelo que acabou sendo mais adotado no mundo é o britânico, desenvolvido pelos franceses em 1480.

Simboliza o conflito entre forças espirituais e materiais. Traz um significado da luz que nos orienta e ilumina, o destino, o anjo da guarda, a sorte, a força espiritual, a intuição.

Contar cartas não é ilegal, mas é uma prática mal vista em todos os cassinos e muitos tentam impedi-la. Contando, é possível prever com maior precisão a mão seguinte, diminuindo a vantagem que a casa naturalmente tem sobre os jogadores. O banimento vale apenas para o blackjack e Affleck pode participar de outros jogos.

Não há nenhuma regra clara na Bíblia condenando nem aprovando o jogo de cartas. Jogar baralho é uma decisão pessoal, que depende do coração da pessoa (Romanos 14:12).

Manoel I. Conhecida como o primeiro documento que oficializou a História pós-descobrimento da terra aqui encontrada, posteriormente batizada de Brasil, a Carta em questão foi redigida por Pero Vaz de Caminha, escrivão de Pedro Álvares Cabral, a qual registrou as primeiras impressões do que aqui foi encontrado.

E você sabe o motivo de ele ter 52 cartas? É porque cada uma delas representa uma semana do ano. Além disso, estão organizadas em duas cores: vermelho e preto, que representam o dia e a noite.

O baralho começou no Brasil por meio das navegações. Os marinheiros jogavam cartas nos intervalos tranquilos das viagens cruzando o Atlântico. Em 1769, criou-se a Real Fábrica de Cartas de Jogar em Lisboa. Foram estabelecidos então o preço de 150 réis por baralho para o Brasil.

Dada como uma das cartas mais raras do mundo, o card do Pikachu foi dado como presente para os vencedores de uma competição de quadrinhos japonesa chamada CoroCoro. A carta é de treinador, mas contém o nome "Illustrator" e é a única do mundo com essa alteração.

A ordem dos naipes, do mais forte para o mais fraco, é: Paus, Copas, Espadas e Ouros.

de Espadas

O Ás de Espadas (também conhecido como o Espadilha ou Carta da Morte) é, tradicionalmente, a carta mais alta do baralho em vários jogos e contextos. O real valor do cartão varia de jogo para jogo.