Qual a origem da terça-feira?

Perguntado por: hvasques . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Marte foi o planeta escolhido para este dia. Para os romanos, Marte representava o deus da Guerra e para os nórdicos, o deus da guerra correspondente era Tyr, o qual assume o nome de 'Tuesday'.

De acordo com a História, por exemplo, juntar sete dias e chamá-los de semana vem da Babilônia, na Mesopotâmia. Os povos dessa região resolveram homenagear sete componentes do Sistema Solar que eram conhecidos até então: a Lua, o Sol e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno.

Significado de Terça-feira
substantivo feminino Terceiro dia da semana contando a partir de domingo; dia entre segunda-feira e quarta-feira. expressão Terça-feira Santa. Terceiro dia da Semana Santa. Etimologia (origem da palavra terça-feira).

EtimologiaEditar
Era o quinto dia de feira, em latim litúrgico quinta feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De quinto + feira.

O domingo veio de dies domini (“dia do senhor” em latim) e o sábado, do hebraico “sabbath” (descanso).

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia (ver Atos 20:7; I Coríntios 16:2). Daquela época em diante, os seguidores de Jesus passaram a guardar o primeiro dia da semana como o Dia do Senhor.

Na época, sábado significava 'dia do descanso' (vem de shabbat, em hebraico) e domingo, 'dia do Senhor' (do latim Dies Domenicus), quando cristãos se reuniam para louvar a Deus. É por isso que esses dias não levam a palavra feira, já que têm outros significados.

A primeira vez que o termo "feira" passou a ser empregado foi em 563 d.C. após uma reunião feita pela Igreja Católica da cidade de Braga, em Portugal. Inclusive, essa explica o fato de somente a língua portuguesa aplicar essa terminologia para descrever seus dias de semana.

Hoje sabemos que isso dura pouco mais de 29 dias, mas na época eles não tinham essa compreensão, tanto que aconteciam certos problemas na contagem: por volta do século 5 a.C., os babilônios chegavam a ter três semanas com 7 dias, seguidas de uma semana com 8 ou 9 dias, para ajeitar o próprio calendário.

O sétimo dia da semana, dedicado a Saturno, passou a ser dedicado ao Shabbat judeu, dia do descanso consagrado pelo Velho Testamento; ele se tornou o Sabbatum (sábado) dos católicos.

Segundo a Bíblia, na terça-feira Jesus retornou a Jerusalém e foi confrontado pelas autoridades religiosas do templo, irritadas com o fato de Jesus se colocar como uma autoridade espiritual. As conspirações contra Jesus eram cada vez maiores, e houve até uma tentativa de emboscada para prendê-lo.

Por isso, a terça-feira que antecede a quarta de Cinzas, chamava-se terça-feira gorda, uma vez que se comia e bebia fartamente, pois a quaresma seria tempo de abstinência de carne.

No latim, feira era feria e significava data festiva. Era nessas ocasiões que as pessoas aproveitavam para fazer negócios (iam à feira). Daí vem segunda-feira, terça-feira…