Qual a origem da Quinta-feira?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Era o quinto dia de feira, em latim litúrgico quinta feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De quinto + feira.

A palavra é originária do latim Quarta Feria, que significa "quarta feira", e de mesma acepção existe em galego (corta feira / cuarta feira), mirandês (quarta) e tétum (loron-kuarta).

Energia de quinta-feira
Eles são um dia para altruísmo, ideal para atividades de voluntariado ou para simplesmente ajudar alguém que cruza seu caminho. Um pequeno gesto se multiplicará graças à energia deste dia. É também um dia para ser otimista e se cultivar espiritualmente e materialmente.

Quinta-feira Santa, Quinta-feira de Endoenças ou Grande e Sagrada Quinta-feira é a quinta-feira que antecede a celebração da morte e ressurreição de Jesus. É o quinto dia da Semana Santa no cristianismo ocidental e o sexto no cristianismo oriental (que conta também o Sábado de Lázaro, anterior ao Domingo de Ramos).

A palavra é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).

A quinta-feira foi o dia da última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação.

Quinta-feira: a última ceia
Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças e repartiu-o com os discípulos. Ele fez o mesmo com o vinho. Jesus explicou que o pão simbolizava seu corpo e o vinho seu sangue, que em breve iriam ser dados pelos discípulos (Lucas 22:19-20).

De acordo com o cristianismo, a sexta-feira santa é um dia de reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. É bastante frequente a ocorrência de reconstituições, homenagens e outras formas de representações artísticas de como teriam os seus últimos dias de vida de Jesus Cristo.

Tuesday (terça-feira)
Marte foi o planeta escolhido para este dia. Para os romanos, Marte representava o deus da Guerra e para os nórdicos, o deus da guerra correspondente era Tyr, o qual assume o nome de 'Tuesday'.

A terça-feira, Tuesday, é um termo oriundo de Tyu - deus da Guerra, irmão de Thor. Este, por sua vez, origina Thursday, a quinta-feira. O pai de ambos, Odin, inspira Wednesday, a quarta.

Já parou para pensar em por que o domingo não se chama primeira-feira? “Todos os dias eram “feria”, de descanso, porque era a Semana Santa. Então, a primeira-feira existia, mas recebeu o nome de “Dominus Dei”, ou “dia do Senhor” (em homenagem à ressurreição de Cristo), de onde deriva o domingo”, explica a professora.

Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química, atômica e cinética, os quais são responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.

Existem cinco tipos de energia na natureza: térmica, elétrica, mecânica, radiante e química. Cada uma é responsável por uma ação diferente, como a realização de movimento, a produção de trabalho e o envio de luz para casas, prédios e estabelecimentos comerciais.

Enquanto o domingo nos traz a energia vibrante do Sol, a segunda nos traz a energia introspectiva da Lua. Segunda-feira é um dia para evitarmos agito e aglomerações de pessoas. Um dia para aquietarmos, colocarmos o planejamento da semana no papel, meditarmos e ouvirmos nossa intuição.

É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

Lunes: a segunda-feira tem seu nome inspirado no latim Lunae (dia da lua). A palavra lua é traduzida para o espanhol como luna.

Feira vem de feria (= dia de descanso) porque as feiras costumavam ocorrer nesse dia, Domingo. Então contam-se os dias em relação ao Domingo.

Na noite da Quinta-Feira Santa, Jesus Cristo foi preso e no dia seguinte condenado e açoitado. Na Sexta-Feira Santa, ainda são relembradas a crucificação e a morte de Cristo.