Qual a origem da palavra Querubim?

Perguntado por: vteixeira . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Resposta: Ela vem do Hebraico KEROUBH (querubim na verdade é um plural), o nome de determinada ordem de anjos, talvez derivado do Acadiano KARUBU, “gracioso, aquele que abençoa”.

É dito, por exemplo, que os querubins possuem quatro asas, enquanto que os serafins possuem seis asas. Sobre isso, os estudiosos discutem se esses detalhes das aparências dos querubins e dos serafins devem ser interpretados de forma literal ou simbólica.

De acordo com os textos bíblicos, os Anjos Querubins são responsáveis por proteger os portões do Jardim do Éden.

A origem desse nome de família remonta ao termo latino Serafim, que indicava seres celestiais, ou anjos que possuíam seis asas. A palavra hebraica Seraphim, que vem de seraph, significa “ardente” ou “incandescente”.

Os querubins são oito: 9-HAZIEL, 10-ALADIAH, 11-LAOVIAH, 12-HAHAHIAH, 13-YESALEL, 14-MEBAHEL, 15-HARIEL, 16-HEKAMIAH. Os Querubins são representados por uma criança gordinha, bochechuda, com jeito de garoto moleque e travesso.

A forma com que os querubins foram representados na Arca da Aliança também confirma isto. Eles guardavam e observavam o propiciatório (Êxodo 25:18). A Bíblia também diz que os querubins constituem a carruagem em que Deus desce a terra (cf. 2 Samuel 22:11; Salmos 18:10; 22:11).

A altura de um querubim era de quatro metros e meio; e essa era também a altura do outro. Ele pôs os querubins no mais interior do templo.

14 Tu eras o aquerubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras de fogo andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti.

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.

Este esclarecimento é necessário, porque alguém poderia objetar que nos textos do passado há outros arcanjos mencionados, até ao número de sete no Livro de Enoque: Uriel, Rafael, Raguel, Miguel, Sariel, Fanuel e Gabriel.

Segundo a mesma Bíblia os arcanjos são sete mas apenas três são mencionados: Miguel, Rafael e Gabriel. Os outros nomes (Uriel, Baraquiel ou Barachiel, Jegudiel ou Jehudiel, Fanuel ou Phanuel e Salatiel) aparecem nos livros apócrifos de Enoque, o quarto livro de Esdras e na literatura rabínica.

Os querubins, segundo a visão que Deus deu a Ezequiel, referida na Bíblia, é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia. Assim como, ficam logo abaixo de Deus e seus corpos estão completamente cheios de olhos (Ezequiel, capítulo 10).

Ele desejou competir com Deus cobiçando para si a autoridade que Deus possui, planejando, para isso, ocupar o lugar que é exclusivo do Criador, querendo ser igual a Ele (Is 14:14), pretendendo possuir autoridade e poder que são exclusivos de Deus, e, assim, deter o comando do universo e receber das demais criaturas ...

Os querubins da Arca da Aliança estão voltados um de frente para o outro, com as asas estendidas para a frente. A idéia é retratar as asas das criaturas como o trono onde Deus está sentado, enquanto a tampa da Arca é o estrado onde a divindade apóia seus pés.

O serafim faz, assim, parte da configuração simbólica do firmamento criada por Dionísio, o Aeropagita, no século VI, configuração esta que transitaria para a Idade Média.

Os querubins têm definições de aspectos variados. Podem ter rosto de águia, de touro e de homem. Às vezes aparecem descritos como “cheios de olhos”, com quatro asas e em outras com seis (Ezequiel 10; 16; Apocalipse 4.8). Em outra situação, têm a aparência dos serafins (Ezequiel 1.10; Isaías 6.2; Apocalipse 4.7).

Miguel é o segundo mais poderoso de toda a DC, ao lado do próprio Lúcifer Morningstar.