Qual a origem da palavra mediunidade?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Resposta: Ela vem de médium, “pessoa que diz ter meios sobrenaturais para saber assuntos desconhecidos ou influenciar os acontecimentos”, do Latim medium, com o sentido de “canal de intermediação”.

Espir Qualidade, capacidade ou dom de médium; medianimidade.

Para a Doutrina Espírita, mediunidade não deve ser vista como “transe”. Mediunidade é sintonia e troca de experiência entre espíritos desencarnados e encarnados. Não há perda de consciência, não há anulação. Há soma das experiências das partes envolvidas, trazendo superação.

  • MÉDIUNS EFEITOS FÍSICOS.
  • MÉDIUNS SENSITIVOS.
  • MÉDIUNS AUDIENTES.
  • MÉDIUNS FALANTES.
  • MÉDIUNS VIDENTES.
  • MÉDIUNS SONÂMBULOS.
  • MÉDIUNS CURADORES.
  • MÉDIUNS PNEUMATÓGRAFOS.

O médium começa a abrir a boca, sente dores de cabeça quando está em um lugar com grande aglomeração de pessoas, torna-se irritadiço por qualquer motivo e tem dificuldades no convívio com a família, chegando a pensar que ninguém entende o que está se passando com ele.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Fundado em 2012, o Medium tem o objetivo de servir como plataforma para textos mais longos e analíticos, segundo o fundador Evan Willians em entrevista exclusiva à INFO na edição de dezembro de 2014.

Seu nome não era Allan Kardec
O nome verdadeiro de Kardec era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Ele adotou o pseudônimo “Allan Kardec” quando teve contato com uma entidade que revelou que, em sua vida passada, Hippolyte era um celta chamado Allan Kardec.

Sobre o curso
Neste curso online e gratuito os estudantes poderão aprender mais sobre mediunidade, dentro do ponto de vista da religião espirita. Ao longo do curso serão tratados diversos temas, desde a forma como ela acaba aparecendo na bíblia, como praticar a mediunidade no dia a dia, dentre outros.

Significado de Espírita
adjetivo Relativo ao espiritismo: doutrina espírita. substantivo masculino e feminino Pessoa partidária do espiritismo; espiritista.

No estudo, buscamos o aprendizado no enfrentamento das dificuldades e desenganos relativos ao desconhecimento do assunto, relacionados à manifestação dos Espíritos e ao diálogo com Entidades sofredoras; à obtenção de boas comunicações mediúnicas e à neutralização de atos oriundos de Espíritos moralmente inferiores.

É comum, quando do surgimento da mediunidade, ocorrerem distúrbios físicos e psicológicos. Conforme o grau de sensibilidade e de controle do médium iniciante, esses desconfortos podem se revelar intensos, produzindo desarmonias nem sempre bem administradas.

Ele não tinha mediunidade – aliás, foi o professor quem cunhou o termo “médium” para definir os intermediários entre os espíritos os seres humanos.

Todos somos portadores da mediunidade natural que é o canal psíquico pelo qual recebemos as influências boas ou ruins que estimulam as experiências do Espírito na vida terrena.

É um atestado de que as informações do Mundo Espiritual para os seres reencarnados no planeta poderiam ser dadas, durante o período de repouso do corpo físico.

É provável que, na linguagem popular, a expressão médium de passagem seja utilizada para designar os médiuns que dão passividade aos Espíritos nas comunicações orais ou escritas. Ele seria, portanto, classificado como médium de efeitos intelectuais, assunto tratado por Kardec no item 190 do cap.

Instrumento de melhoria do ser humano. O conhecimento espírita esclarece e educa o médium. Todos os tipos de mediunidade são úteis. Dá-se o nome de manifestações físicas às que se traduzem por efeitos sensíveis, tais como ruídos, movimentos e deslocamento de corpos sólidos.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.