Qual a origem da palavra juramento?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Juramento, do latim iuramentum, é a afirmação ou a negação de algo, geralmente pondo Deus como testemunha. Um juramento, por conseguinte, é uma promessa ou uma declaração invocando algo ou alguém.

Oriundo do latim juramentu o juramento é a afirmação de uma promessa solene feita perante algo ou alguém que se considera sagrado. Ele tem o objetivo de fazer com que os formandos professem publicamente ter responsabilidade com a profissão, honra com o diploma e respeito ao ser humano.

Significado de Jurar
verbo transitivo Prometer ou afirmar solenemente, tomando por testemunha divindade, santo, ou coisa tida por sagrada: juro por Nossa Senhora, juro pela felicidade de minha filha. Prometer mediante juramento: juraram entre si amor eterno. Jurar falso, jurar de má-fé ou desconhecendo o fato.

Hipócrates

De forma geral, acredita-se que o juramento tenha sido escrito por Hipócrates — amplamente considerado como o pai da medicina ocidental — ou por um dos seus alunos. O juramento original foi escrito em grego jónico (século V a.C.).

Mateus 5:34 Entretanto, Eu vos afirmo: Não jureis de forma alguma; nem pelos céus, que são o trono de Deus; Swear. Quando fizeres uma promessa ao SENHOR, teu Deus, não tardes em cumpri-la, pois Yahweh, teu Deus, exige que um voto feito seja cumprido; e é pecado deixar de realizar aquilo que se prometeu a Ele!…

Os juramentos aparecem em todos os géneros de texto do Antigo Testamento. Apela-se a Deus como testemunha da verdade do que alguém declara ou promete.

Um juramento (do termo latino iuramentum) é uma afirmação de um facto ou de uma promessa, geralmente feito perante ou sobre algo ou alguém que quem o faz considera sagrado, como testemunha da natureza vinculativa desta promessa ou da veracidade desta declaração ou fato. Jurar é fazer um juramento, uma promessa solene.

O juramento pode ser um ato interno e pessoal, como a pessoa que jura cumprir com um determinado propósito ou realizar um certo esforço.

Significado de Juras
Juras vem do verbo jurar. O mesmo que: protestas, confirmas, afirmas, asseveras.

Perjúrio é um juramento falso ou violação do juramento feito. Está relacionado com a ação ou efeito de perjurar. No âmbito jurídico, o perjúrio é qualificado como um crime por mentir perante um juiz em tribunal, quando a testemunha está em compromisso de dizer a verdade.

Declarar ou prometer com juramento.

Fazer um juramento, ou jurar, é tomar a Deus como testemunha do que se afirma. É invocar a veracidade divina como garantia da própria veracidade.

“ Prometo solenemente consagrar a minha vida a serviço da Humanidade. Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos. Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação.

O Juramento de Hipócrates
"Prometo que, ao exercer a arte de curar, me mostrarei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da Ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra.

Abster-me-ei de tudo quanto for prejudicial ou impróprio e não administrarei, nem to- marei por minha iniciativa medicamentos nocivos. Procurarei ser um dos colaboradores da equi- pe de saúde, dedicando-me com paciência e lealdade ao bem estar de todos os pacientes confiados aos meus cuidados.

Deus fez a promessa a Abraão e jurou cumpri-la. E, como não havia ninguém maior do que ele mesmo, Deus jurou pelo seu próprio nome.

No Brasil esse costume não existe. Mas, o juramento com a mão sobre o bíblia é procedimento tradicional nos Estados Unidos da América, por exemplo. Espero ter ajudado, bons estudos!

“Ao desempenhar os ofícios, que em nome da Igreja me forem conferidos, guardarei integralmente o depósito da fé, que, com fidelidade, transmitirei e explicarei. Quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas”, continua o juramento.

Quando Deus feriu a coxa de Jacó, Ele não queria que Israel saísse com a perna do Jacó carnal. Deus não quer que o seu Israel espiritual ande na perna da carne, na segurança da reputação, do nome, financeira. Aquela perna tinha proporcionado que ele fugisse de Esaú por 20 anos.

Ele fala sobre a época em que os israelitas se rebelaram e como serviu de mediador entre eles e o Senhor. Ensina aos israelitas que, se amarem e servirem ao Senhor, serão abençoados na terra prometida; caso contrário, serão amaldiçoados.

Prevaricou. Fraquejou, deixou de cumprir uma obrigação, pecou, descumpriu leis, perverteu.