Qual a origem da palavra imoralidade?

Perguntado por: imonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Imoralidade vem do Latim immoralis, formada por in-, “não”, mais moralis, “conduta adequada de uma pessoa em sociedade”, literalmente “relativo aos modos, às maneiras”, de mos, “disposição própria, tendência, maneiras”.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
2 Contrário à moral, aos costumes vigentes em determinada época ou sociedade ou às regras que um indivíduo decide tomar como norma pessoal de conduta; indecoroso, obsceno, vergonhoso.

2 indecente, corrupto, impudico, depravado, despudorado, devasso, dissoluto, escandaloso, lascivo, libertino, libidinoso, licencioso, pervertido, safado. Que afronta as convenções morais: 3 atrevido, cínico, desaforado, descarado, desfaçado, desrespeitoso, velhaco.

A imoralidade pode ser aplicada a várias áreas da vida. A imoralidade sexual, por exemplo, consiste em comportamentos imorais no âmbito sexual, indicando um indivíduo que se entrega à luxúria e lascívia. O imoralismo sugere uma doutrina adotada por alguém que nega o valor moral que está presente na sua sociedade.

A diferença entre imoral e amoral é que o indivíduo amoral não tem conhecimento das normas morais, e por isso o seu comportamento não é moldado de acordo com a moralidade. Por outro lado, aquele que é imoral tem conhecimento das regras da moral, mas mesmo assim pratica atos que são repudiados pela maioria da sociedade.

Assim, quando praticamos um ato moral, poderemos até sofrer conseqüências negativas, pois o que é moral para uns pode ser amoral ou imoral para outros. O sujeito amoral é aquele que desconsidera as regras ou normas morais, já o sujeito imoral é aque- le que conhece as regras ou normas, mas é contra elas.

A palavra Moral tem origem no latim - morus - significando os usos e costumes. Moral é o conjunto das normas para o agir específico ou concreto. A Moral está contida nos códigos, que tendem a regulamentar o agir das pessoas.

Em relação às leis, três são as espécies de costume: secundum legem, praeter legem e contra legem.

Muitas coisas que são inaceitáveis para a sociedade (ou seja, são imorais) são legais para a lei. Por exemplo, o furto de uso (quando alguém retira um objeto de outra pessoa sem sua autorização, usa e depois devolve) não é ilegal pois não está previsto na lei penal, mas é obviamente imoral.

Imorais é o plural de imoral.

Imoral e amoral são substantivos e adjetivos uniformes, ou seja, de dois gêneros, que apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a atitude imoral/o comportamento imoral; a atitude amoral/o comportamento amoral; o imoral/a imoral; o amoral/a amoral).

Significado de cobiçoso
Que possui uma vontade intensa de conseguir alguma coisa; ambicioso. Que contém ou é instigado pela cobiça: comportamento cobiçoso.

Significado de Maledicente
adjetivo Característica do que ou de quem vive falando mal de outras pessoas. substantivo masculino e feminino Pessoa que propaga difamações; malfalante, maldizente. Etimologia (origem da palavra maledicente). Do latim maledicens.

Israel era infiel ao marido (o Senhor), por isso Ele divorciou-se dela (rejeitou-a). (Ver v. 8.) A advertência em Jeremias 3 é para a “irmã” de Israel, Judá, que não parecia ter aprendido com os erros de Israel.

Lascívia significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma característica de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade.

Assim como em Gênesis, em Ezequiel 16:32-34 a prostituição aparece como sinônimo de promiscuidade feminina, tal qual é apropriado pelas igrejas evangélicas estudadas 1 1 Estas foram: Igreja Batista Amor e Vida e duas Assembleias de Deus, de diferentes ministérios. .

Fornicação (palavra que vem de fornicis, ou fornix: abóbada, ou arco) é uma relação sexual realizada entre duas pessoas que não são casadas. Fornice era o arco da porta sob a qual as prostitutas romanas se exibiam.