Qual a origem da palavra hierarquia?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Segundo Pasquale Cipro Neto, a palavra hierarquia é a junção de dois radicais gregos, 'hiero' e 'arquia'. O primeiro tem o mesmo significado de 'sagrado', de raiz latina, enquanto o segundo faz referência a poder ou autoridade. Logo, de acordo com o professor, 'hierarquia' seria algo como 'poder sacro.

As hierarquias eclesiásticas fundamentam-se através do sacramento da ordem que os vários ministros da Igreja recebem nas várias fases da sua vivência e atividade ao serviço da Igreja.

a ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição nos campos da arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, entre outros.

Significado de Hierarquia
[Figurado] Qualquer classificação por ordem; escala: hierarquia de valores. [Religião] De acordo com as acepções bíblicas, diz-se da ou a própria ordem dos nove coros dos anjos e seus subordinados.

1 organização, ordenação, ordem, estrutura, escala, jerarquia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Classificação segundo graus de importância: 2 classificação, categoria, graduação, classe, posição, nível.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Autoridade é o direito ou poder de ordenar, de decidir, de atuar, de se fazer obedecer. Em uma organização, existe uma escala hierárquica, onde quem está em cima na hierarquia manda em quem está embaixo. Por exemplo, o chefe tem autoridade sobre o seu subordinado, pois este está abaixo dele na escala de hierarquia.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

No século IV, o Concílio de Niceia definiu as bases doutrinárias da religião e o combate às dissidências interpretativas. No século seguinte, a hierarquia da Igreja se mostrava organizada em uma complexa estrutura. Na base estavam os padres, responsáveis pela condução das paróquias espalhadas em uma mesma diocese.

A importância dos cargos na igreja é proporcional à sua organização, sendo que com as funções ocorre o inverso. Os cargos ganharam tal relevância que em muitos casos ultrapassaram a própria esfera eclesiástica e atingiram um status social, equiparado aos cargos de outros meios.

Respeitar a hierarquia é falar com quem precisa ouvir o que precisa ser dito. O líder está ali para intermediar situações e contribuir com a equipe. Se existe uma hierarquia, eu não posso tomar decisões que atropelem este sistema. Não é preciso ter medo de expor as ideias desde que se saiba dialogar.

Conceito e contexto histórico
A hierarquia social refere-se às posições que os indivíduos ocupam na sociedade. Pode-se dizer ainda que seu conceito está atrelado às divisões de níveis existentes dentro da estrutura social, levando-se em consideração diversos fatores, tais como: gênero, raça e etnia.

A hierarquia está organizada como uma estrutura em forma de pirâmide, com executivos, diretores, gestores e funcionários nesta ordem, do nível mais alto ao mais baixo na cadeia de comando. Esta é, de longe, a estrutura mais utilizada e que cria limites bem definidos entre os membros das equipes.

A hierarquia assemelha-se a uma pirâmide, e o indivíduo com mais autoridade ocupa uma única posição superior acima da pirâmide, enquanto os trabalhadores mais juniores ocupam as posições na parte inferior. Sua cadeia de comando vertical tem estruturas de subordinação distintas, e todos na empresa conhecem seu lugar.

O clero está disposto numa hierarquia ascendente, baseado nos 3 graus do Sacramento da Ordem (o Episcopado, o Presbiterado e o Diaconato), que vai desde do simples diácono, passando pelo presbítero, bispo, arcebispo, primaz, patriarca (em casos mais especiais) e cardeal, até chegar ao cargo supremo de Papa.

A Igreja é guiada por quinze apóstolos. O apóstolo mais antigo é o presidente da Igreja e ele escolhe dois outros apóstolos como conselheiros. Esses três agem como a Primeira Presidência, que é o mais alto corpo governante da Igreja. Doze outros formam o Quórum dos Doze — o segundo corpo governante mais alto da Igreja.

Na primeira, estão os Serafins, Querubins e Tronos. Eles são seguidos por Dominações, Virtudes e Poderes. Na terceira hierarquia, estão os Principados, Arcanjos e Anjos. Esses três últimos são os que estão mais próximos das necessidades dos seres humanos.

O contrário de hierarquia é: 1 anarquia, anarquismo. 2 desorganização, confusão, desordem, desarrumação, pandemônio, desalinho, desarranjo, bagunça, baralhada, caos.