Qual a origem da palavra goiaba?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A palavra "goiaba" originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba.

Também é conhecida pelos nomes de araçá-guaçu, araçaíba, araçá-mirim, araçauaçu, goiaba, goiabeira-branca, goiabeira-vermelha, guaiaba, guaiava, guava, guiaba, mepera e pereira.

Origem e desenvolvimento. Os frutos derivam da maturação do ovário de uma ou mais flores. O gineceu (órgão reprodutor feminino da flor, que contém os carpelos, formados por estigma, estilete e ovário) está situado no centro da flor e forma todo ou parte do fruto.

A origem dessa palavra é o Latim fructus, “produto, proveito, fruto” e veio de frug-, raíz do verbo frui, “usar, aproveitar, desfrutar”.

A goiaba é uma fruta rica em fibras, antioxidantes e outros nutrientes, como as vitaminas A, B e C, ajudando a melhorar a saúde gastrointestinal, aumentar as defesas do organismo, favorecer a perda de peso e promover a saúde da pele.

Foi cultivada pelos Incas e já existia no Brasil antes dos portugueses lá chegarem. Foram os navegantes europeus que levaram a goiaba da América do Sul e Central, para as suas colónias africanas e asiáticas, com clima tropical.

A Goiaba Branca Chinesa é uma fruta de sabor mais adocicado que a goiaba tradicional. Seu frutos possuem a casca grossa, com poucas sementes e chegam a pesar cerca de 350g. A goiaba é o fruto da goiabeira, arbusto ou árvore de pequeno porte, tipicamente tropical.

A goiaba tailandesa é conhecida pelo tamanho. Alguns frutos chegam a pesar 800 gramas. Ela também é chamada de "supreme". O fruto é carnoso e tem menos sementes na comparação com outras variedades.

Existem duas espécies do fruto, a goiaba branca e a vermelha.

Valinhos: município é o centro da produção da goiaba de mesa
A história da cultura da goiaba se entrelaça com a de Valinhos, município de cerca de 132 mil habitantes, distante 80km da capital paulista.

Actualmente, está distribuída em todas as zonas tropicais e subtropicais do mundo, comportando-se muitas vezes, como subespontânea, dada a facilidade em propagar-se. Em Portugal, esta fruteira produz bem desde o Algarve até à Região de Lisboa, nos Açores e na Madeira.

Os principais estados produtores de goiaba no Brasil são Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro, que participam com 80% do total produzido.

Uma goiabeira que produz frutos com o peso quase quatro vezes maior que o de uma goiaba comum está chamando a atenção dos moradores de Lavras (MG). A goiaba "gigante" chega a pesar 720 gramas.

Aquelas que não pertencem ao país são: abacate, banana, caqui, coco, figo, laranja, limão, mamão, manga, marmelo, maçã, melancia, melão, pera, pêssego, tangerina e uva.

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera. Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Resposta: Vem do Ibérico APOPORES, o nome do vegetal. De mama, do Latim MAMA, “mama, seio”, pelo formato do fruto. Do Italiano SUCCIARE, “mamar, sugar”, do Latim SUCTIARE, de mesmo sentido.

Saibam que o nome dela vem de mala mattiana, “maçã da cidade de Mattium“, onde havia grande produção. Esta palavra mala ou malum se aplicava também a frutos de polpa carnosa em geral.

"Maçã" originou-se do termo latim mala matiana, que significa "maçãs de Mácio".