Qual a origem da palavra estoicismo E o que ela significa?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O termo “Estoicismo” surge da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, locais de ensinamentos filosóficos. Para os estoicos, a perfeição humana estava fundamentada na ideia de que os seres humanos estão ligados à natureza.

Os estoicos dizem que todas as coisas estão conectadas, interligadas. Sendo assim, a natureza se move de maneira que podemos compreendê-la. Ora, isso torna a Lógica e Física parte de um mesmo sistema perfeito e compreensível.

Essa doutrina surgiu na Grécia Antiga, no século IV a.C, durante o período helenístico (III e II a.C). Baseado nas leis da natureza, o estoicismo foi fundado pelo filósofo grego Zenão de Cítio ou Zênon de Cítion (333 a.C – 263 a.C), e perdurou até III d.C, espalhando-se não só pela Grécia mas em Roma também.

1 impassível, imperturbável, inabalável, inquebrantável, insensível. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que se sente conformado perante o sofrimento: 2 conformado, resignado.

Pense antes de falar e reagir com as emoções à flor da pele.
Só pense antes de falar em qualquer situação — se você quer seguir o Estoicismo ou se prefere agir como o dicionário define o termo. Por exemplo: se alguém o ofender, não xingue a pessoa de volta só de raiva.

O Estoicismo, baseado numa ética rigorosa de acordo com a leis da natureza, assegurava que o universo era governado por uma razão universal divina (Logos Divino). Dessa forma, para os estoicos, a felicidade era encontrada na dominação do homem ante suas paixões (consideradas um vício da alma) em detrimento da razão.

Para os estoicos, Deus é o próprio Cosmos, o mundo. Ele não está fora do mundo nem o criou do nada, mas, sendo ele próprio corpóreo, se identifica com o mundo material.

A principal ideia do Estoicismo. A principal ideia estóica é a acomodação à natureza. Tendo percebido que a vida sempre frustra os desejos humanos, os estoicos buscaram viver mais conformados à natureza, distanciando-se das coisas superficiais e ilusórias do mundo.

O estoicismo por outro lado, entende que o logos governa tudo e está em tudo. Por esta razão, os estóicos identificam o logos com Deus. Como os cristãos, os estóicos acreditam que tudo acontece sob o domínio do logos, e que nada é aleatório: o logos-Deus mantém a harmonia do universo.

Lógica Estóica: Viver de acordo com nossa própria natureza como seres racionais, pela virtude da sabedoria. Ética Estóica: Vivendo em harmonia com a sociedade e outras pessoas, através da virtude da justiça. Física Estóica: Vivendo na aceitação do Destino, em um com o todo, através das virtudes de coragem e moderação.

A corrente estoica é dividida em três fases com algumas características particulares.

  • Período Ético. Desenvolvimento do estoicismo: foco na ética e transformação do estoicismo no modelo que conhecido na atualidade.
  • Período Eclético. ...
  • Período Religioso.

Ao contrário, o estoicismo opõe-se ao epicurismo: surgiu mais tarde e o contradiz.

Alguns dos principais nomes do estoicismo são Zenão de Cítio, Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, imperador de Roma no século 2.

O estoicismo foi fundado no século 3 a.C. por Zeno, um rico mercador da cidade de Cítio, no Chipre.

No estoicismo, defende-se a ideia das quatro virtudes cardinais como um roteiro para uma vida virtuosa: coragem, temperança, justiça e sabedoria.

Exemplos de como o estoicismo pode ser usado nos dias hoje:

  • Conhecer a si mesmo.
  • Controlar a ansiedade.
  • Lidar com a insegurança.
  • Manter a calma em situações adversas.
  • Processar sentimentos e pensamentos negativos.
  • Reduzir o stress.

Segundo eles, existe um fluxo natural dos acontecimentos cotidianos, sejam bons, sejam ruins. Diante deles, nos resta ter uma atitude prática e racional. Se conseguirmos isso, teremos uma vida boa. É claro que não se trata de algo fácil.

Estoicismo é a corrente de pensamento cuja característica central é o pensamento de que todo o cosmos é regido por uma harmonia que determina todos os acontecimentos. O estoicismo foi uma das correntes filosóficas do helenismo mais influentes na Antiguidade.