Qual a origem da palavra cruz credo?

Perguntado por: ualvim4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Cruz credo é uma expressão de interjeição utilizada para expressar medo, repugnância ou nojo de algo ou alguma coisa. Originada a partir da cultura e princípios cristãos e, principalmente, católicos, a expressão “cruz credo” pode ser interpretada literalmente como “creio na cruz”.

O que é Cruz-credo:
Expressão que demostra nojo, repugnância, medo.

O que é Cruz credo:
Cruz credo é uma expressão de interjeição utilizada para expressar medo, repugnância ou nojo de algo ou alguma coisa. Originada a partir da cultura e princípios cristãos e, principalmente, católicos, a expressão “cruz credo” pode ser interpretada literalmente como “creio na cruz”.

1. Filhote de cruz credo. 1) Indivíduo muito feio; de aparência risível; ridículo. 2) Qualquer um desconhecido de quem se queira fazer uma referência genérica e pejorativa.

Ele é formado pela cruz com o corpo sagrado de Jesus sobre ela. Representando a cruz onde Jesus Cristo se sacrificou pela humanidade. Por isso tem-se este nome, que se dá pela junção das palavras CRUZ + SACRIFÍCIO = CRUCIFIXO.

É a cruz grega. Estabelece proximidade com o quadrado e quatro linhas retas, com os pontos cardeais e os quatro ventos. Representa a sorte para quem o porta. É o símbolo cristão que lembra a fé e a Santidade e reporta à morte de Jesus, como base do suplício do Cordeiro.

No início do Cristianismo São Pedro, São Paulo e seus apóstolos desenhavam (para poder ser apagada caso chegasse algum Romano) a Cruz Patriarcal no chão para evangelizar, o que diferenciava a cruz de Jesus Cristo das outras é o segundo braço pequeno que representava a placa onde havia sido escrito INRI.

Como surgiu a Oração do Credo? No Brasil, conhecemos essa oração pelo nome Creio. Quem criou a oração do Credo (palavra em latim) foi o papado de Papa Paulo VI, em 1967, durante as celebrações do Ano da Fé. Há duas versões para a oração, mas a principal é a segunda versão, porque é mais fácil e com frases a menos.

Miserere Nobi Valei-me Jesus, Maria e José. Reza-se 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória ao Padre e o Credo, oferece-se as 5 Chagas de Nosso Page 4 Senhor Jesus Cristo, salvo no meio dos poderes de Deus Padre, Filho e Espírito Santo, Amém.

Asco, sentimento ruim.

Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria. Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos.

Creio(Credo)
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

A cruz gótica é uma representação da cruz latina cristã, mas a cruz gótica simboliza um lado mais sombrio e obscuro da fé. A cruz gótica pode ser usada como símbolo de dor e escuridão, e possui muitas vezes uma aura negativa de mistério.

Colar de São Bento
No caso desse colar, é possível encontrar vários elementos, cada um com um simbolismo.Na frente da medalha é possível ver uma cruz e entre cada um de seus braços estão gravadas as letras “C S P B”. Essas letras simbolizam a frase Cruz Sancti Patris Benedicti.

Geralmente, são feitos a cruz de Jesus, simbolizando o seu sacrifício para salvar os seres humanos. Cruz no pescoço – Comumente apresenta um modelo de cruz latina. Entretanto, com detalhes diferentes. Além disso, o desenho carrega consigo um terço, que simboliza devoção e fé, utilizado para orações.

O vocábulo “cruz” vem do latim crux ou crucis, referindo-se ao instrumento de suplício dos antigos romanos, usado, por exemplo, na crucificação de Jesus e adotado mais tarde como símbolo cristão.