Qual a origem da palavra anima?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Anima é uma palavra originada do latim e foi originalmente usada para descrever ideias como respiração, alma, espírito ou força vital.

Etimologicamente, a palavra “ânimo” se originou a partir do latim animus, que significa “alma”, “coragem” ou “mente”. Este termo latino, por sua vez, deriva da raiz Indo-Europeia ANE-, que quer dizer “respirar” (ação típica de todos os seres animados, ou seja, que estão vivos).

Partindo do significado etimológico da palavra, a palavra ética surgiu do grego “ethos” sendo traduzido para o latim como “morale”.

Dar animação a; dar vida a.

Dá estímulo ou incentivo: 1 estimula, leva, puxa, incentiva, acirra, incita, exorta, encoraja, entusiasma, atiça, acoroçoa, açula, acicata.

A anima está ligada à emotividade e a capacidade para proximidade e receptividade do homem. Já o animus está ligado às convicções, opiniões e princípios da mulher. Ela é responsável pelo Eros e ele pelo Logos.

Tipos de animes
Os animes são classificados de acordo com o público e a temática que possuem, os mais comuns: shonen, shoujo, seinen e hentai.

(Psykhe) – Alma – é, para Aristóteles, o princípio vital de todo ser vivo, animal ou planta, ou, em outros termos, o princípio que anima os corpos dos seres vivos.

Em hebraico, a palavra ânimo é“chazaq”, que significa: fortalecer, prevalecer, tornar-se forte, ser corajoso, resoluto e persistente, ser ou ficar firme e seguro, sustentar.

Não é à toa que essa expressão “Tenha bom ânimo” aparece nas escrituras 550 vezes, porque há muitas coisas para nos desanimar, mas tenhamos ânimo para começar! Ânimo para continuar!

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Jo 16:33. Estamos vivendo um período sombrio da história da humanidade.

Etimologia (origem da palavra origem). Do latim origo. inis.

Podemos compreender que Deus pediu a Josué que junto de suas atitudes, aplicasse toda sua alma e toda sua mente, e somente assim ele iria conseguir a coragem necessária para não desistir e nem voltar atrás na sua decisão pelos planos divinos.

Salmos 27:14 ARC
Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR.

6 Sede fortes e acorajosos; bnão temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te cdeixará nem te desamparará.

Expressão de espanto. Expressão usada quando alguém se espanta com a ação de outra pessoa.

ânimo! exclamação que se usa para animar ou incitar, coragem!, força!

anima

  1. terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo animare.
  2. segunda pessoa do imperativo do verbo animare.

A integração da Anima requer o equilíbrio entre o intelecto e o instinto. Não se deve sacrificar o intelecto pela Anima, porque isso também irá desenvolver um relacionamento desequilibrado com a Anima. Qualquer que seja a função inferior, o homem deve envolvê-la bravamente e entrar nela devagar.